Ouro Preto, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, testemunha um marco significativo no setor hoteleiro com o anúncio do Grupo Galé sobre a implantação do Vila Galé Collection Ouro Preto. O projeto, inicialmente orçado em R$ 80 milhões, agora eleva seu investimento para R$ 120 milhões, conforme anunciado por Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador do grupo. O anúncio ocorreu nessa terça-feira (28) em Cachoeira do Campo, durante uma coletiva de imprensa que marcou o início das obras de restauração do prédio histórico Dom Bosco.
O novo empreendimento, além de prometer ser um ícone turístico e cultural, também se destaca por seu compromisso com a comunidade local. O empreendimento gerará 120 empregos diretos, parte de uma iniciativa maior que visa capacitar 300 candidatos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O Fundador do Grupo Vila Galé, em uma entrevista exclusiva ao Território Notícias, enfatizou a integração com a comunidade local, gerando empregos para jovens de Cachoeira do Campo. Ele também mencionou a inclusão de vinhas e olivais no projeto, não apenas para a produção de vinhos e azeites locais, mas também para enriquecer o paisagismo e a biodiversidade da região. "E esta região aqui tem as duas coisas, a terra é boa e o clima também, de modo que eu acredito que vai dar certo. Vamos experimentar. Se eventualmente o vinho não sair muito bom, pelo menos fique um jardim de vinho e de olival que também é muito bonito" disse Jorge Rebelo .
Perguntado pelo jornalista Roberto Verona qual a razão de ter escolhido Ouro Preto, o presidente do Vila Galé disse: "É impossível não ficar encantado com Ouro Preto, uma cidade fabulosa e muito bem cuidada. O prefeito Ângelo tem feito um trabalho muito bom. Para nós, portugueses, até nos comove, passear em Ouro Preto e ver as coisas antigas portuguesas, que são bonitas e a região também é muito bonita. Veja só essa propriedade! O Riozinho que corre lá em baixo é uma coisa encantadora, algo que toda a gente vai gostar". Pra encerrar a entrevista foi perguntado se ele está feliz. Ele respondeu: "Estou super feliz, muito feliz".
Jorge Rebelo fundador da Rede Vila Galé
O Vila Galé Collection Ouro Preto, contará com 297 quartos, dois restaurantes, bares, um spa completo, salas de convenções, um auditório e diversas instalações de lazer e cultura, respeitando e realçando o patrimônio histórico da região. A escolha de Ouro Preto como localização não foi ao acaso, considerando o encanto, a importância histórica e cultural da cidade, além da sua beleza natural.
O prefeito Ângelo Oswaldo, em entrevista ao portal Território Notícias, destacou a expectativa de criação de até 300 empregos, diretos e indiretos, no Vila Galé. Ele ressaltou a importância do projeto para a juventude local, proporcionando a oportunidade do primeiro emprego através de um programa especial de treinamento. A iniciativa alinha-se com o compromisso do Grupo Galé de valorizar a mão de obra e cultura locais. "Economicamente, o Vila Galé representa um investimento de 120 milhões de reais no município de Ouro Preto, com a criação de cerca de 300 empregos, uma bandeira internacional de turismo em Minas Gerais, a primeira no estado e trazendo para Ouro Preto, sinalizando aqui em Cachoeira do campo, fluxo de turismo de toda a parte do Brasil e do exterior. Isso é muito significativo e vai também promover um diálogo entre o barroco e a arte contemporânea", enfatiza o prefeito Ângelo.
Prefeito Ângelo Oswaldo
Preservar o patrimônio
Dos 42 hotéis da rede, nove estão em prédios históricos que foram recuperados: Vila Galé Collection Braga, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Albacora, Vila Galé Collection Tomar, Vila Galé Collection São Miguel e Vila Galé Rio de Janeiro. Esse número chegará a 11 hotéis com o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, que possui previsão de inauguração em 2024, e o Vila Galé Collection Ouro Preto - Historic, Family Resort Hotel, Conference & SPA, com previsão de inauguração da primeira fase deste hotel em dezembro de 2024.
Protótipos de apartamentos do Vila Galé Collection Ouro Preto foram apresentados aos convidados
Este avanço não só simboliza uma nova era no turismo de luxo, mas também representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável. O prazo para envio de currículos vai até 30 de janeiro, através da página de Carreira do Grupo Galé.
A coletiva de imprensa, além de reunir importantes jornalistas da cidade histórica e de Belo Horizonte, contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, de representantes da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).