O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, anunciou nesta semana o início de um novo programa municipal voltado para a eliminação da fila de cirurgias eletivas na cidade. A primeira etapa do “Fila Zero” contemplará 97 procedimentos de retirada de vesícula e será custeada integralmente com recursos próprios do município. O investimento inicial é de R$ 420 mil.
Durante a declaração pública, o prefeito ressaltou que a responsabilidade pela realização dessas cirurgias é do Governo do Estado de Minas Gerais, mas que, segundo ele, o Estado tem se mantido omisso. “Essas cirurgias são de responsabilidade do Estado. Porém, como o Estado vem sendo omisso e não vem chamando a nossa população para realizar os procedimentos, nós, com recursos da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, vamos assumir esse compromisso”, afirmou Juliano.
O gestor municipal destacou que a chamada dos pacientes para os procedimentos já começa na próxima segunda-feira e que a intenção é expandir a ação para outras especialidades médicas. “Vamos iniciar agora um programa Fila Zero na saúde. O nosso compromisso é, cada dia mais, melhorar a saúde pública da nossa população”, enfatizou.
O próximo passo do programa está sendo planejado com base no levantamento feito pelo setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e novas cirurgias serão incluídas gradualmente no cronograma de atendimento.
A medida reforça a postura do governo municipal em assumir responsabilidades que, segundo o prefeito, não estão sendo cumpridas pelo Estado, especialmente no que se refere à assistência médica e à redução de demandas reprimidas no sistema de saúde local.
Por Roberto Verona