(31) 9 8933-2498

Jovens de Mariana são convidados a serem defensores do meio ambiente


Jovens de Mariana são convidados a serem defensores do meio ambiente

01/09/2017 às 15h47

Projeto Plantando pelo Planeta tem como meta o plantio de 1 milhão de mudas nativas ao longo do Rio Doce.


Neste sábado (02/09), acontecem os primeiros plantios de árvores nativas pelo projeto Plantando pelo Planeta, em Mariana (MG). O evento será às 15 horas na Pista de Caminhada Alameda dos Inconfidentes. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Mariana, a Fundação Renova e a Plant for The Planet, instituição criada na Alemanha e voltada para o reflorestamento. A meta é mobilizar crianças e jovens estimulando o plantio de um milhão de mudas nativas nas regiões impactadas ao longo do Rio Doce.

Em Mariana, participam do projeto cerca de 100 alunos das redes municipais e particular de ensino, de projetos sociais e jovens das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. Na oportunidade, eles receberão o certificado de “Embaixadores da Justiça Climática”. A ideia é que os novos embaixadores mobilizem outros jovens sobre a importância de cuidar do planeta, incluindo os benefícios do plantio de árvores para a redução de gás carbônico (CO2).

Sobre o projeto

O projeto “Plantando Pelo Planeta”, originalmente com nome de Plant for the Planet, começou em 2007, na Alemanha. A iniciativa é de um jovem estudante, Felix Finkbeiner, que na época tinha nove anos, e surgiu a partir da apresentação de um trabalho escolar sobre a crise climática no mundo. O garoto sugeriu que, para compensar as emissões de carbono, as crianças do planeta poderiam plantar árvores em seus países.

 

A ideia do jovem alemão ganhou o mundo. O site do projeto informa que há mais 100 mil crianças ao redor do planeta envolvidas no movimento. No Brasil, a iniciativa chegou em 2017 e Mariana foi a primeira cidade de Minas Gerais a recebê-la. A proposta da Fundação Renova é levar a iniciativa a outros municípios, com a meta de plantar um milhão de mudas de árvores nativas ao longo do trajeto impactado pelo rompimento da barragem de Fundão.

 

O Plant for the Planet registra quase 15 bilhões de árvores plantadas pelo mundo, através de crianças e jovens que participam desta iniciativa. E há um desafio assumido em 2014 que é o compromisso de plantar um trilhão de árvores até 2030 no mundo inteiro, volume necessário à compensação do que será desmatado nesse período, segundo pesquisas.

SERVIÇO

Primeiro plantio de mudas do projeto “Plantando pelo Planeta”

Dia: 02 de setembro (sábado)

Horário: 15 horas

Local: Pista de Caminhada Alameda dos Inconfidentes.

 

 

FUNDAÇÃO RENOVA

A Renova, de forma autônoma, gere programas de reparação previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado pelos governos Federal e dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo, empresas que respondem judicialmente pelo rompimento e diversas autarquias ambientais e sociais. A estrutura de governança corporativa da Fundação conta com a fiscalização do Comitê Interfederativo (CIF), órgão presidido pelo IBAMA que tem a função de orientar e monitorar a execução dos programas estabelecidos pelo TTAC e que estão sob a responsabilidade da Fundação Renova.

 


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.