Mãos Solidárias entrega obras nos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Santa Clara e Vale Verde


03/07/2019 às 11h34

Somar esforços, escutar sonhos e transformá-los em realidades para mudar a vida da população de Mariana, essa é a proposta do Mãos Solidárias. O maior projeto social do município concretizou mais de 300 intervenções em sua passagem pelos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Santa Clara e Vale Verde, e a entrega desses projetos foi realizada em grande estilo, neste último sábado, 29, no Dia D do Mão Solidárias. 

Antes de planejar as ações que serão feitas a equipe do projeto conversa com a comunidade a fim de ouvir atentamente as demandas da população local, observando quais são as principais necessidades e vontades de quem compõe a vida daquele lugar. Após esse trabalho de escuta o planejamento estratégico acontece e a transformação do bairro se inicia, às mãos solidárias se unem as equipes que trabalham arduamente para realizar as entregas. São mutirões de final de semana e dedicação durante o dia todo para que no Dia D tudo esteja pronto para a comunidade. 

Do Cristo, passando pelas moradias populares, até chegar na Praça da Esperança, toda população que esteve presente acompanhou com emoção, surpresa e carinho a entrega e inauguração das principais obras realizadas pela iniciativa. 

Para o prefeito da cidade, Duarte Júnior, as ações do projeto são uma forma de aproximação e integração social entre as comunidades e o Poder Executivo, que vem impactando positivamente todas as comunidades por onde passa, e que o objetivo é crescer a cada edição. “Nossa evolução é muito significativa e sabemos que atingimos diretamente às necessidades da população, junto ao Mãos solidárias, com o planejamento feito de maneira correta. Nosso anseio é passar pelo maior número de bairros e comunidades possíveis e garantir essa melhoria de vida aos cidadãos. Nossa equipe vem se empenhando em evoluir e aprimorar os trabalhos e é fundamental ter sensibilidade com a importância e a grandeza que esse programa reflete na vida de todos por onde ele passar”, afirma Duarte.

Nossa parada no bairro Santa Clara, rendeu muita emoção e alegria com a entrega dos 48 apartamentos populares. Após reparos, os imóveis estão aptos a receber as famílias, que passaram por todo um processo de triagem social. Os imóveis se tornarão lar de mais de 200 marianenses, impactando positivamente e socialmente a vida de cada uma delas. Ana Carla Fonseca, foi uma das beneficiadas com a moradia popular, na entrega das chaves ela se emociona ao lembrar da luta em conseguir um lugar para morar “Nosso coração fica batendo a mil. Uma sensação muito boa de poder conquistar a nossa casa. Então é o momento de agradecer o prefeito Du e a todos da minha família que me apoiaram. Ter uma casa representa muito, eu tenho 4 filhos, sou mãe solteira e só quem passa por isso sabe a gratidão que estou sentindo agora, só tenho que agradecer”, comentou a marianense. 

Passamos também pelos bairros Cabanas, Vale Verde e Santa Rita de Cássia inaugurando a Praça do Cristo, a Praça da Creche, o Mirante Constantino entre outras obras de reparo e restauração. Foram academias ao ar livre, novos espaços para lazer e convívio, esse é o Mãos Solidárias atuando para melhorar a vida de cada um dos moradores de Mariana.  

Feira de artesanato e culinária - Para abrilhantar ainda mais toda a programação do Dia D do Mãos Solidárias a Feira de Artesanato e Culinária tomou conta do Espaço de Convivência Esperança, na Praça da Policlínica, no bairro Cabanas. Foram mais de 22 barracas com comidas diversas, artesanato e muita alegria. Lucimar Rocha, uma das artesãs presentes destacou a oportunidade de vender seus trabalhos em um evento com tanto significado. “Está sendo muito legal poder participar, é importante ter um espaço para gente mostrar nossos trabalhos, o pessoal está muito animado e comprando bastante. É um prazer poder participar desse evento tão bonito”, comentou a vendedora.  

No mesmo local da Feira, como forma de agregar ainda mais o evento tivemos apresentações de artistas locais, como a Fanfarra da Escola Sinhô Machado, de Santa Rita Durão, e o Coral da Escola Municipal Monsenhor José Cota que se apresentaram cantando o Hina Nacional e da cidade, por fim a dupla Antônio Carlos e Renato finalizou o dia de trabalho levando boa música e animação a todos os presentes.

FOTO: MARCELO CARDOSO l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: