Equilíbrio e superação marcam o Iron Biker Brasil 2018


Mantendo o ritmo do primeiro dia de competição, o mineiro Halysson Ferreira e carioca Daniela Figueiredo se sagram campeões da categoria elite

17/09/2018 às 09h54

Um misto de emoção, adrenalina e competitividade. É assim que ficou marcada a 26ª edição da maior maratona de mountain bike da América Latina: o Iron Biker Brasil. A chuva e o tempo úmido deixaram ainda mais complicada a missão dos mais de dois mil atletas participantes da prova que aconteceu neste último final de semana em Mariana (MG). Numa disputa acirrada e equilibrada do início ao fim da maratona, o espírito de superação reinou entre os participantes que se destacaram novamente pela persistência e amor ao esporte.

No masculino, quem conquistou a primeira colocação foi o mineiro Halysson Ferreira, com o tempo total nos dois dias de prova de 5h50min. O bicampeão brasileiro de Mountain Bike sagrou-se também bicampeão do Iron Biker pelo segundo ano consecutivo. Para Halysson, a conquista do lugar mais alto do pódio teve um gostinho ainda mais especial neste ano. “Estou muito emocionado, porque me recuperei recentemente de uma lesão, onde tive diversas fraturas. Estar no Iron e vencer novamente só me faz um atleta ainda mais consciente da importância do ciclismo para a minha vida e do quanto me dedico ao esporte todos os dias”, ressaltou.

Pela elite feminina, a carioca Daniela Figueiredo, liderou os dois de competição e se destacou na edição deste ano. Segundo a atleta, conquistar a prova sempre foi um dos objetivos em sua carreira. “Estou muito, muito feliz. Me sinto privilegiada em ter feito parte da família Iron Biker, me senti bem na cidade de Mariana. Foi diferente para mim. É uma maratona importante para qualquer atleta. Estou muito satisfeita comigo mesma, com a minha luta, treinos, enfim, só tenho que a agradecer a todos que torceram e mandaram energias positivas para mim”, comentou a vencedora.

Categorias afiadas

E quem pensa que a emoção ficou por conta apenas da Elite se enganou. Envolvendo mais de 30 categorias, entre dupla, máster, infanto-juvenil e veterano, a competitividade estava a mil nas disputas pelo primeiro lugar. Com pouca idade, o jovem Lázaro Moreira, de 14 anos, foi um dos destaques desta edição por sua maturidade esportiva e por já ter conquistado campeonatos relevantes em sua carreira. “Consegui fazer uma boa prova novamente e isso foi ótimo. Disputar campeonatos desse porte nos dá força para seguir no esporte, que é o que mais amo na vida”, afirmou Lázaro. E teve também quem disputou todas as edições do Iron Biker Brasil. É isso mesmo. O mineiro Rodrigo Battella, de Nova Lima (MG), é um exemplo de dedicação e afinidade com a competição. São, ao todo, 26 participações com alta performance sobre as duas rodas.

Prova fortalece a economia e o turismo

Além de participar da competição, os atletas tiveram a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores patrimônios históricos de Minas Gerais, usufruindo de restaurantes e hotéis da cidade. Os comerciantes de Mariana destacaram o sucesso da edição de 2018. “É incrível como as nossas vendas aumentam, demasiadamente, e como as pessoas se movem pelo acontecimento. Minhas vendas aumentaram mais de 80% só neste final de semana com a prova”, contou a comerciante Verônica Santos.

Na edição de 2018, o Iron Biker Brasil contou com a presença de cerca de 2 mil ciclistas de todos os estados brasileiros, além de atletas estrangeiros, que também pedalaram forte buscando pontuação no ranking. Em 2019 o Iron Biker volta a ser sediado em Mariana (MG) a e promete ainda mais desafiador. As inscrições serão abertas em breve com vagas limitadas e poderão ser feitas através do site oficial do evento.

Confira a classificação final da categoria elite:

ELITE - Masculino

1º Halysson Ferreira (Patrocínio - MG)
2º Milton Javier (Honduras - HON)
3º Daniel Grossi (Juiz de Fora – MG)

ELITE - Feminino

1º Daniela Figueiredo (Rio de Janeiro - RJ)
2º Hercília de Souza (Belo Horizonte – MG)
3º Ana Luísa Panini (Indaial – SC)

Fotos Roberto Verona/ Cristiano Quintino

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: