Prefeitura homenageia o artista Zizi Sapateiro


13/08/2018 às 09h51

“Quem ganha com essa homenagem não é somente a família, mas também a cidade de Mariana por ter um filho tão ilustre!”. Foram com essas palavras que o prefeito Duarte Júnior finalizou seu discurso na solenidade que deu nova denominação ao CAT, como Centro de Atenção ao Turismo Zizi Sapateiro, na noite desta sexta-feira (10).

Em reconhecimento a sua história, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio homenageou, in memoriam, José Ribeiro dos Santos, conhecido como Zizi Sapateiro. Grande influência e incentivador cultural, o artista marcou a história marianense. Seus quadros ultrapassaram as montanhas da cidade e ganharam mundo. Para o escultor Helio Pretus, a denominação do CAT é um reconhecimento merecido pelo legado do pintor. “Se estou comemorando 50 anos de carreira, eu devo em grande parte ao Zizi. Ele foi um grande incentivador! Que ele receba, lá no céu, a nossa mais carinhosa homenagem”, disse.

Com presença dos familiares do homenageado, o evento encheu as dependências do CAT. Édila Barcelos, filha de Zizi, conta que o sonho do pai se tornou realidade. “Meu pai foi uma pessoa que lutou muito para ser reconhecido. Mesmo sendo taxado de sapateiro metido a pintor, ele nunca desistiu. Ele tinha um dom divino, era diferenciado. Fico honrada e grata pela homenagem. Ele merece!”, afirmou.

Nascido em 1927, em Mariana, Zizi prestava serviços como sapateiro, na região. Em 1966, iniciou seus trabalhos com pintura, com o quadro “O Céu e o Inferno”, pintado em uma tábua de cortar carnes. Suas obras retratavam, principalmente, o cotidiano da Primaz de Minas. O artista possui diversas obras espalhadas pelo mundo, como por exemplo, no Museu Internacional de Arte Naif do Brasil, no Rio de Janeiro, e na sede da Organização das Nações Unidas.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: