Prefeitura de Mariana faz parceria para o descarte correto do óleo de cozinha


17/07/2018 às 10h41

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Mariana promoveu mais uma ação em busca da sustentabilidade e da preservação ambiental. Em parceria com a empresa Bchem Biocombustíveis, a Secretaria de Meio Ambiente fez demonstrações, em frente ao Centro de Convenções, da transformação do óleo de cozinha em biodiesel.  A parceria firmada pela secretaria prevê que a empresa comece a comprar o óleo que já é recolhido pelo CAMAR, gerando mais renda aos associados e protegendo o ecossistema local.

Segundos estudos da Bchem, 25 mil litros de água são contaminados a cada litro de óleo descartado de forma incorreta. Estima-se que nove bilhões de litros de óleo são dispensados na natureza e apenas 5% é reciclado. Com a reutilização do óleo, o processo gera um combustível 100% sustentável e sem resíduos.

A demonstração atraiu várias pessoas. De acordo o morador de Mariana, Pedro Martins, a sociedade precisa ter mais consciência com o meio ambiente. “Eu já aproveito o óleo para fazer sabão, mas vou começar a mandar para o CAMAR também. Precisamos ter mais responsabilidade com a nossa biodiversidade. É um trabalho gradativo, mas eventos como esse podem transformar as pessoas e também podem trazer uma economia para o país”, afirmou o morador. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Carneiro, a Secretaria está se movimentando para impulsionar o projeto. Em parceria com o CAMAR, a Secretaria já iniciou um levantamento para escolher os melhores locais para servir de pontos de coleta do óleo usado. “A população já pode enviar o óleo em garrafa pet para o CAMAR, mas vamos instalar pontos estratégicos de coleta. Além disso, para conscientizar a população a Secretaria está montando palestras para as escolas da Rede Municipal. O nosso foco é gerar renda para o CAMAR e conscientizar as pessoas”, afirmou o secretário.


Voltar

Confira também: