Primeira edição do Noites Circenses de Mariana lota Praça Gomes Freire


02/05/2018 às 13h35

Na noite do último sábado, 28, a Praça Gomes Freire se tornou um grande picadeiro. Os balões pintaram o céu e, ao som do Quarteto Volante, crianças e adultos se acomodavam para um lindo espetáculo da primeira Noites Circenses de Mariana. Na estreia, o Circovolante trouxe toda alegria e mágica que só o mundo circense oferece e com maquiagens coloridas, muita música animada e brincadeiras, levando adultos e crianças às gargalhadas.

O ainda novato e talentoso palhaço Vinagre se apresentou na noite e chamou a plateia para participar. Thiago Vaz de 33 anos, morador de Ouro Preto, veio com toda família assistir ao espetáculo e acabou entrando na brincadeira. Subiu ao palco, a pedidos do Palhaço Vinagre, e juntos divertiram a todos que prestigiaram o espetáculo. Para Thiago, o evento superou as expectativas e é mais uma prova da preocupação do poder público com o incentivo à cultura. “Mariana sempre tem eventos que envolvem a família e a comunidade. Acho muito bacana este envolvimento com a cultura que a Prefeitura se preocupa em proporcionar aos moradores. Já moramos em Mariana por vários anos e não conseguimos perder a conexão com esta cidade”, ressalta.

E além de muita palhaçada, os números de mágica também fizeram parte da programação. A apresentação mágico Silas deixou a plateia com a pulga atrás da orelha e fascinada com seus truques mágicos. Para encerrar as apresentações, Erika Curtiss embalou a noite de sábado com um show de samba. Além disso, a comunidade de Padre Viegas montou uma feirinha com artesanato e as comidas tradicionais do distrito: o cuscuz doce, salgado e vegetariano e a galinhada. Em meio à praça, a exposição “Coisas de Palhaços” atraiu admiradores e curiosos do mundo circense, com fotografias, figurinos e objetos do acervo do Circovolante. Marianenses e visitantes puderam conhecer mais sobre o mundo do circo.

A Noite Circense foi uma iniciativa memorável não só para quem assistia, mas também para quem comandou o palco. Xisto Siman, que coordena o Circovolante há mais de 18 anos, destacou a alegria em planejar, ver e se apresentar neste evento. “Acredito que a cidade abraçou de forma muito carinhosa essa ação, pois sempre respondem aos convites que o Circovolante faz à cidade e participam! E nós ficamos felizes porque é o resultado de um longo trabalho, o sucesso de hoje é graças uma equipe que se compromete e trabalha para tornar tudo isso real”, frisa Xisto. A Noite circense é um projeto idealizado pelo Circovolante em parceria com a Renova e apoio da Prefeitura de Mariana e a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio. Ao longo deste ano, acontecerão outras edições deste evento que veio para trazer alegria, cultura e diversão para as noites da cidade.

FOTO: DÉBORA MADEIRA e JOYCE FONSECA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: