Polícia Militar de Meio Ambiente inicia Programa de Educação Ambiental em escolas de Ouro Preto e Mariana


"Cada criança que se ensina é um homem que se conquista" (Victor Hugo)

10/04/2018 às 10h00

Pelo 3º ano o Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais inicia seus trabalhos em Escolas públicas de Ouro Preto e Mariana, sendo contempladas os seguintes educandários:

Escolas Municipal Professora Juventina Drummond, Escola Municipal Professora Haydée Antunes, Escola Estadual Marília de Dirceu em Ouro Preto e Escola Municipal Dom Luciano, Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio, Escola Municipal Paracatu de Baixo, Escola Municipal Professora Celina Célia Gomes e Escola Municipal Padre Antônio Gabriel de Carvalho em Mariana.

O Programa trabalha a Educação Ambiental junto aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e toda a comunidade escolar, objetivando que os alunos sejam competentes e hábeis para adoção de comportamentos socioambientais, contribuindo com a sustentabilidade e qualidade de vida, tendo uma visão crítica do meio ambiente onde estão inseridos.

Durante os encontros semanais nas escolas contempladas com o PROGEA serão desenvolvidas diversas atividades: reunião com os pais, desenhos, escolha de um ''problema ambiental'' existente na escola visando à minimização dos efeitos do problema, atividades extraclasse com visitas e palestras. Futuramente será criado nas escolas o Clubinho Ambiental, que tem por objetivo implementar propostas para a minimização ou solução dos ''problemas ambientais'' escolhidos pelos alunos em seu ambiente escolar.

A Polícia Militar de Minas Gerais e os Municípios contemplados pelo PROGEA estão inseridos e fomentam o processo de MOBILIZAÇÃO SOCIAL. Provando que a Educação Ambiental é uma das principais ferramentas para o verdadeiro cumprimento de nossa Carta Magna em seu Artigo 225.

Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à Coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

 

 

 

 

 


Voltar

Confira também: