Pesquisa nacional quer ouvir profissionais do SUS para melhorar ambiente de trabalho


24/06/2025 às 18h49

Já está disponível a pesquisa do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma iniciativa que pretende escutar os profissionais do SUS e propor melhorias no cotidiano das unidades de saúde em todo o país. O questionário pode ser respondido entre os dias 17 de junho a 18 de julho, por meio dos canais institucionais da Secretaria Municipal de Saúde de Mariana.

 

Voltado exclusivamente aos trabalhadores do SUS, o levantamento busca compreender a realidade vivida nas unidades de saúde, para construir um ambiente mais justo, acolhedor e humanizado para os servidores. Monitores do PET-Saúde também visitarão as unidades que necessitarem de apoio no preenchimento.

 

O programa é promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Em sua 11ª edição, o PET-Saúde traz como tema central a “Equidade”, e está em curso entre 2024 e 2026. Desde então, diversas ações já foram promovidas, como cursos, visitas, encontros temáticos e intervenções comunitárias.

 

De acordo com Adelina Nunes, Coordenadora do PET, o formulário foi disponibilizado por meio das coordenações imediatas, e pode ser respondido por todas as trabalhadoras/es do SUS, como gerentes, auxiliares, pessoas dos serviços gerais, efetivos ou não efetivos.

 

A escuta ativa dos profissionais é considerada fundamental para o aprimoramento da política pública de saúde, contribuindo para que o SUS seja também um espaço de valorização e bem-estar dos seus trabalhadores. 

 


Voltar

Confira também: