Por: Hynara Versiani
Fotos Hynara Versini
A Praça Gomes Freire, o Jardim de Mariana, recebeu nesta terça-feira (13) o transplante de dois novos flamboiãs e dois ipês-amarelos adultos. A ação representa uma retomada simbólica da arborização do espaço, que passou por mudanças estruturais nos últimos anos e perdeu parte de sua cobertura vegetal.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Proteção Animal, Alexandre Carneiro, a iniciativa faz parte de um projeto maior de requalificação da praça.
“Hoje nós estamos trazendo duas plantas adultas de flamboiã e mais duas de ipê-amarelo. Na sequência, vamos fazer um replantio das espécies ornamentais, ou seja, de flores, e trazer uma praça mais agradável para a população, para que a população possa se sentir bem acolhida”, explicou.
O secretário também citou outras ações da pasta, como o incentivo ao cercamento de nascentes e replantio de espécies nativas da Mata Atlântica, por meio de um programa que envolve produtores de água, além de projetos de educação ambiental e ampliação da coleta seletiva.
Para o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, a intervenção tem forte apelo simbólico. “O Jardim, a Praça Gomes Freire, eu falo que é o coração de Mariana. Todo mundo que é marianense tem uma lembrança de infância desse espaço, e a gente quer tornar esse espaço cada vez mais pertencente ao marianense”, afirmou.
Juliano lembrou que o flamboiã centenário anteriormente localizado próximo ao coreto teve que ser removido após laudos ambientais apontarem risco de queda. “Um pedaço chegou a cair em cima de um banco. Ainda bem que não tinha ninguém no local, senão poderia ter acontecido um acidente grave”, relatou. Um dos novos flamboiãs foi plantado no mesmo ponto.
Além do replantio das árvores, o município anunciou a recuperação do lago da praça — já em processo de licitação — com a expectativa de retorno da vida aquática. A prefeitura também pretende contratar uma empresa especializada para manutenção contínua dos canteiros com flores da estação, além da instalação de internet gratuita, reforço na vigilância do espaço e cercamento dos canteiros para proteção das plantas.