Mariana lidera revolução ambiental no Vale do Piranga com gestão regional de resíduos


Com estrutura moderna e sustentável, cidade propõe parceria inédita com municípios vizinhos para transformar lixo em desenvolvimento e proteção ao meio ambiente

30/04/2025 às 10h17

Reportagem Roberto Verona

Na manhã desta quarta-feira (30), o Galpão da CAMAR (Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis) foi palco de um importante encontro que pode marcar o início de uma nova fase na gestão ambiental da região. Prefeitos dos 28 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) estiveram em Mariana para conhecer de perto a estrutura do aterro sanitário municipal e o sistema de reaproveitamento de resíduos recicláveis.

 

A visita técnica, promovida pela Prefeitura de Mariana, teve como objetivo apresentar a estrutura já consolidada do município, cuja capacidade atual ultrapassa a demanda interna. A proposta é implantar uma política regionalizada de resíduos sólidos, conforme preveem a Política Nacional e a Política Estadual de Resíduos Sólidos.

“Estamos prontos para dar um passo além. Mariana está preparada para ser referência regional na gestão de resíduos. A regionalização é um caminho inteligente para promover desenvolvimento sustentável, gerar emprego, renda e garantir mais responsabilidade ambiental”, destacou Juliano Duarte prefeito de Mariana, durante o encontro.

 

 

A iniciativa prevê o uso compartilhado da estrutura entre os municípios do consórcio, promovendo a destinação correta de resíduos, a valorização da coleta seletiva e a transformação do lixo em riqueza. Com isso, busca-se não apenas solucionar problemas de destinação de resíduos em outras cidades, mas também fortalecer políticas públicas sustentáveis em toda a região do Vale do Piranga.

 

Importância ambiental

A regionalização da gestão de resíduos é um passo essencial para o desenvolvimento de políticas ambientais mais eficazes. Além de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte irregular, a iniciativa incentiva a reciclagem, o reaproveitamento de materiais e o uso sustentável dos recursos.

“Vamos transformar resíduos em oportunidade. Lideraremos esse movimento com responsabilidade e visão de futuro, garantindo avanços não apenas para Mariana, mas para todos os municípios parceiros”, afirmou Juliano Duarte.

 

Com a estrutura já existente no município e o apoio dos demais prefeitos, a cidade de Mariana assume o protagonismo regional em uma pauta que é cada vez mais urgente: a preservação ambiental aliada ao desenvolvimento social e econômico.


Voltar

Confira também: