Escoteiros de Mariana participam da abertura da Semana da Água 2025


26/03/2025 às 20h22

O último sábado (22), Dia Mundial da Água, marcou a abertura da Semana da Água 2025, um evento da Prefeitura de Mariana, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Proteção Animal, em parceria com o projeto Produtor de Águas de Mariana e as empresas Vale, Samarco e Vix Logística.

 

A abertura da programação aconteceu em um ação com o Grupo dos Escoteiros de Mariana (Gemar) no Museu de Mariana, contando com a participação de cerca de 45 crianças e adolescentes.

 

No evento, os escoteiros aprenderam sobre a relação entre o solo e a água, destacando a infiltração, erosão e retenção de água em diferentes tipos de solo. Foram preparadas dinâmicas sobre a importância do uso consciente da água, da preservação da vegetação e do cuidado com o solo.

 

A escoteira Elena Stefany, que participou de todas as atividades, destacou a importância de utilizar o que aprendeu nas dinâmicas no seu dia a dia para “preservar mais a água e as plantas, não desgastar o solo e evitar desastres naturais".

 

As crianças também participaram de outras atividades, como: um quiz sobre o solo, água, extração mineral e o Ribeirão do Carmo, pinturas e desenhos sobre a temática e aprenderam a fazer um vaso de plantas autoirrigável com garrafa PET.

 

Para os irmãos Artur Rodrigues e Olívia Rodrigues, que também são escoteiros, a melhor parte da dinâmica foi aprender sobre a história do Ribeirão do Carmo, o rio que corta o município de Mariana. Eles destacaram ainda a importância de preservar a água para garantir a saúde da população.

 

Luiz Tadeu, chefe Gemar, falou sobre a importância da ação no desenvolvimento e aprendizado das crianças: “Acredito que o nosso objetivo, como grupo escoteiro na nossa cidade, além de desenvolver cidadãos que façam a diferença no dia a dia, também façam a diferença na natureza com pequenos atos.”

 

A Semana da Água ainda contou com vários eventos reforçando a importância da água, como uma visita guiada de alunos do 4°e 5° ano das escolas municipais dos distritos de Cláudio Manoel e Águas Claras na Estação de Tratamento de Água SUL, em Passagem de Mariana, e atividades na Escola Municipal Sinhô Machado, em Santa Rita Durão, e na Escola Municipal  Wilson Pimenta, no Bairro Santo Antônio.

Fotos: Pedro Henrique Hudson

Texto:João Alexandre

 


Voltar

Confira também: