Samarco engaja funcionários e comunidades no Dia Mundial da Água e apresenta os avanços na Bacia do Rio Doce


26/03/2025 às 11h08

 

No dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água, momento propício para uma reflexão sobre como pequenas atitudes influenciam todo o mundo. A Samarco aproveitou a iniciativa para engajar seus empregados e comunidades em iniciativas para preservação dos recursos hídricos, buscando o equilíbrio ambiental e preservação da disponibilidade de água doce. As ações ocorreram em Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Com o tema “Sua atitude influencia todo o mundo”, as ações demonstram o compromisso da empresa em implementar medidas para garantir uma melhor gestão dos recursos hídricos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

 

Além de palestras para os facilitadores ambientais, jogos interativos e concursos de desenhos sobre o tema para os filhos (as) de trabalhadores (as), a Samarco preparou uma programação com palestra para as comunidades de Antônio Pereira e Santa Rita Durão, culminando com um workshop para construção de dois aquecedores solares, sorteados entre os participantes de cada uma das localidades.

 

Yasmin Vitória Salgado, aluna do curso noturno da Escola Estadual Dom Benevides, em Santa Rita Durão, foi uma das sorteadas. Ganhadora de um aquecedor solar, ela diz que está muito feliz e fará uso do equipamento para economizar energia elétrica dos chuveiros em sua residência. "Espero reduzir gastos e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente", comemora.

 

Já Reneide Caetano, técnica de segurança e moradora de Antônio Pereira , conta como foi participante do minicurso - Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). "A experiência foi enriquecedora, contribuindo significativamente para meu aprendizado sobre aquecedores solares. Além disso, fui contemplado com um aquecedor, o que me deixou muito satisfeito. Agradeço pela oportunidade e por todo o conhecimento compartilhado".

 

Para as crianças, ocorreu uma roda de conversa sobre o tema da campanha e jogos interativos, além de sorteio e entrega de brindes. Nas escolas dos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, foram realizadas palestras sobre “Mudanças Climáticas” e uma capacitação para os professores com o mesmo tema. Ainda em Minas Gerais, nas comunidades residentes na faixa de serviço do mineroduto foram realizadas blitz ambientais abordando a questão da conservação, preservação e uso consciente dos recursos hídricos.

 

Espírito Santo

Nas terras capixabas, a programação iniciada em fevereiro com palestras em escolas sobre a preservação dos recursos hídricos da região e, no último dia 7/03, estudantes acompanharam a soltura de filhotes de tartarugas, durante uma visita ao Instituto de Pesquisa de Conservação Marinha (IPCMar). Também ocorreram exposições de trabalhos manuais para os temas das palestras e da visita ao IPCMar.

 

 

Ana Lívia Silva, aluna do 7° ano da EMEIEF Maria Luiza Flores (Mãe Bá), uma das participantes da ação, hoje a ação em comemoração ao Dia da Água uma experiência inesquecível. " Visitei o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha, acompanhei os seus trabalhos e a soltura de filhotes de tartaruga no mar, o que foi muito emocionante. Aprendi sobre a importância da preservação marinha e como pequenas atitudes podem fazer a diferença. Essa experiência me ajudou a me envolver mais com as causas ambientais e a entender nossa responsabilidade pelo planeta. 

 

 

A analista de Meio Ambiente da Samarco Mariana Barcelos destacou que " no Dia Mundial da Água, reforçamos nosso compromisso com a preservação desse recurso essencial, adotando práticas sustentáveis em todos os processos. Nosso foco é garantir o uso Conscientizar a água e contribuir para o bem-estar das comunidades, promovendo ações que sensibilizem a adoção de práticas sustentáveis e de conservação da água para o futuro gerações ."

 

Ações Próximas

No próximo dia 03 de abril alunos da comunidade de São Pedro visitarão a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), em Muniz Freire.

 

Avanços na reparação

 A Samarco avançou no cumprimento do Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, que prevê medidas como o reassentamento, a conclusão das indenizações e a recuperação ambiental. No caso da restauração de nascentes, 3.580 estão cercadas e protegidas, o que corresponde a 72% da meta de 5 mil nascentes. Desse total, estão em processo de plantio e/ou crescimento 2.117 nascentes (42%).

 


Voltar

Confira também: