O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, está em Brasília (DF) participando do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, evento promovido pelo governo federal que reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Com o tema "A cidade que queremos está em nossas mãos", o encontro acontece entre os dias 11 e 13 de fevereiro e tem como objetivo incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal, estimulando a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis.
Além de acompanhar a abertura do evento com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, Juliano Duarte destacou, por meio de suas redes sociais, a importância da participação de sua equipe na programação.
"Meus amigos, finalizamos o primeiro dia de trabalho no Encontro Nacional de Prefeitos, onde participamos da abertura com o Presidente da República. Trouxemos também nossos secretários municipais para que todos possam conhecer os ministérios e os programas voltados para os municípios. Mariana sempre viveu de recursos da mineração, mas em nossa gestão queremos fazer diferente: buscar investimentos junto ao Governo Federal, pois é lá que estão os programas e projetos", afirmou o prefeito.
Juliano Duarte também anunciou a conquista de um recurso no valor de R$ 1 milhão, destinado ao custeio da saúde, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Célia Xakriabá.
Evento reúne milhares de gestores e promove experiências imersivas
Ao longo dos três dias de programação, prefeitos e prefeitas, vices, vereadores, secretários e técnicos terão a oportunidade de ampliar parcerias com o Governo Federal e se capacitar para captar recursos por meio de programas estratégicos. Serão oferecidos diversos painéis abordando temas como desenvolvimento social, sustentabilidade, inovação e cidades inteligentes.
Na abertura do encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância do pacto federativo e destacou que o desenvolvimento do país está diretamente ligado ao fortalecimento das cidades.
"A prefeitura é um alicerce para que a União dê certo. Esse país só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre. É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o Governo Federal e o governo municipal", afirmou o presidente.
O evento, que segue até quinta-feira (13), reúne 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, representando mais de 3.200 municípios. Considerado um marco no fortalecimento da democracia, o encontro conta com a participação de 22.632 inscritos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Durante seu discurso, Lula enfatizou que as discussões do evento não serão pautadas por ideologias, mas sim pelo interesse coletivo dos municípios. O presidente destacou ainda que os 38 ministros do governo federal estarão à disposição dos gestores, participando de estandes, palestras e seminários para apresentar programas e iniciativas disponíveis para as cidades.
"O que queremos é estabelecer com vocês uma relação altamente civilizada. Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um governador ou de uma cidade por questão ideológica", reforçou Lula.
Mariana no Minha Casa, Minha Vida
Dando sequência à agenda de compromissos em Brasília, Juliano Duarte terá reuniões com representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Caixa Econômica Federal. Entre os temas em pauta, está a inclusão de Mariana no programa Minha Casa, Minha Vida, um dos projetos prioritários da atual gestão.
"Seguimos com nossa programação de trabalho e amanhã teremos reuniões estratégicas. Na Caixa Econômica, vamos iniciar as tratativas do programa Minha Casa, Minha Vida, que queremos levar para Mariana", afirmou o prefeito.
Além do relacionamento institucional entre prefeituras e ministérios, o evento também discute o pacto federativo e temas estratégicos para a gestão municipal nos próximos anos.