Vereadora Beth Cota tem indicação aprovada para fornecimento de adesivos que identificam veículos que transportam autistas em Mariana


19/03/2024 às 11h13

 

Visando ampliar as políticas públicas para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a vereadora Beth Cota (MDB), autora da indicação nº 176/2024, recebeu parecer favorável do Poder Legislativo para a sugestão à Secretaria Municipal de Saúde de oferecimento e fornecimento de adesivos identificadores para veículos que transportam pessoas com autismo. Essa medida visa orientar a população sobre a conscientização e colaboração dos motoristas nas proximidades desses veículos, para evitarem emitir sons sonoros desnecessários, como buzinas, escapamentos adulterados e sistemas de som automotivos.

 

Além disso, a parlamentar sugeriu na mesma indicação a promoção de campanhas de conscientização em vias públicas, visando instruir os motoristas sobre a identificação dos adesivos e sensibilizá-los para compreender a importância de respeitar os veículos que transportam autistas ao fazerem ultrapassagens. É fundamental que essas ultrapassagens sejam seguras e sem movimentos bruscos, pois os veículos que transportam autistas podem precisar reduzir a velocidade na via devido a crises ou agitações que estejam sendo vivenciadas. Em algumas situações específicas, pode ser necessário estacionar o veículo mais vagarosamente.

 

A indicação nº 176/2024 da vereadora Beth Cota reforça seu compromisso na promoção de políticas públicas para a comunidade autista promovendo inclusão e respeito às pessoas diagnosticadas com TEA na cidade Mariana, na busca de um município mais igualitário e acolhedor.

 

 


Voltar

Confira também: