Conclusão e entrega das obras de pavimentação da Estrada da Purificação: um marco para Ouro Preto e Mariana

Foto: Neno Vianna/BarrocoPress

Samarco e prefeituras inauguram acesso vital para a integração regional e desenvolvimento turístico. Pereira mais perto.

16/11/2023 às 15h27

 

A Samarco, em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Mariana, celebra a conclusão e entrega de um projeto chave para a região: a pavimentação da Estrada da Purificação. As cerimônias de inauguração ocorrerão nesta sexta-feira (17/11), com eventos marcados em ambos os municípios. Este marco representa não apenas um avanço em infraestrutura, mas também um estímulo significativo para o turismo e a economia local.

 

Inaugurações Programadas:

• Ouro Preto: Sexta-feira (17/11), às 10h, na entrada do Condomínio Campo Grande, bairro São João.

• Mariana: Sexta-feira (17/11), às 11h, na entrada do bairro Alvorada.

 

As obras, iniciadas em maio de 2022, envolveram a pavimentação de aproximadamente 7,5 km, ligando o distrito de Antônio Pereira ao bairro Morro de São João, em Ouro Preto. A Samarco, consciente da importância histórica e ambiental da região, assegurou que o projeto respeitasse o traçado original e as características locais, preservando assim o patrimônio histórico e ambiental.

 

O departamento de Relações Institucionais da Samarco, enfatizou a eficiência e o cumprimento do prazo de entrega das obras, sublinhando o impacto positivo na logística regional e na valorização do patrimônio cultural e natural. A estrada, além de facilitar o deslocamento diário, promete ser um novo atrativo turístico, enriquecendo a experiência de visitantes e moradores.

 

A pavimentação da Estrada da Purificação é parte das condicionantes da Licença de Operação Corretiva (LOC), concedida à Samarco em 2019 para retomar suas operações. O projeto beneficia diretamente a população de Antônio Pereira, visitantes e turistas, melhorando a integração entre o distrito e Ouro Preto, além de fomentar o turismo na região.

 

Líderes comunitários e autoridades municipais, incluindo os prefeitos Ângelo Oswaldo de Ouro Preto e Celso Cota de Mariana, destacaram a importância histórica da estrada e o impacto positivo que a pavimentação terá na vida cotidiana, na saúde, na economia local e no turismo. A inauguração contará com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e representantes da Samarco Mineração, simbolizando uma celebração coletiva deste avanço significativo para a região.

 

"A estrada da Purificação, que liga o alto da Serra de Ouro Preto a MG 129, tem 7 km e meio, agora finalmente pavimentados. Amanhã, dia 17, às 10h no alto da Serra de Ouro Preto e às 11h no entroncamento da Estrada da Purificação com a MG 129. Em Mariana, vamos comemorar essa grande Conquista. É uma realização importante feita pela Samarco, inicialmente projetada para entregar essa estrada em 2025. Mas, num acordo determinado, conseguimos abreviar esses prazos e acelerar a implantação do pavimento na Estrada da Purificação, de modo a ligar diretamente Antônio Pereira, Ouro Preto e Ouro Preto ao Pereira. Essa conexão vai fazer com que o distrito, que fica distante e, às vezes até se sentir um pouco à parte, ele possa estar integrado na comunidade municipal de Ouro Preto. Temos 12 distritos, e o Pereira, na verdade, é mais próximo da sede, só que era distanciado pela barreira geográfica da Serra de Ouro Preto, da Serra do Timbopeba e da Serra de Antônio Pereira. Mas agora temos essa proximidade, esse traço de união que vai nos deixar cada vez mais perto. Antônio Pereira é Ouro Preto", disse à reportagem do Território Notícias o prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo. 

 

"A Estrada da Purificação diz muito sobre a nossa história e sobre a relação de união e amizade entre Mariana e Ouro Preto: somos gente de uma mesma origem, que celebra conquistas e enfrenta desafios em comum.  Ao inaugurar um novo acesso entre as duas cidades irmãs, estamos também criando uma nova alternativa para o trânsito, desviando do centro histórico veículos que antes só possuíam uma alternativa de trajeto. A Estrada da Purificação é mais uma vitória da nossa gente". Enfatizou Celso Cota .
 


Voltar

Confira também: