Prefeitura de Mariana promove Dia D de mutirão de limpeza no combate ao mosquito Aedes aegypti.


16/11/2023 às 13h02

 

Com o objetivo de descartar inservíveis e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Mariana irá promover, neste sábado (18), o Dia D de Mutirão de Limpeza. A ação será no Santo Antônio, bairro com maior incidência de dengue, conforme o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti.

 

Organizado pela Secretaria de Saúde, o mutirão acontece das 8h às 16h. Agentes da Defesa Civil e fiscais do Código de Postura irão acompanhar as atividades que, também, contam com o trabalho de membros das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Transporte para a limpeza de ruas e espaços públicos. Na concentração, próximo as ruas Belo Horizonte e Brasília, haverá brincadeiras e distribuição de guloseimas para a criançada - uma ação da Secretaria de Esporte.

 

Dengue

Os diagnósticos de dengue em Mariana estão estáveis, com quatro registros em outubro. Em 2023, foram computados 2.353 casos da doença e não há incidência para Zika ou Chikungunya.

 

No entanto, o calor intenso e as pancadas de chuva que acontecem entre novembro e abril, torna o período endêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 

Os agentes de endemias são parceiros no combate ao mosquito e estão preparados para prestar informações, vistoriar as residências e, em caso de necessidade, eliminar os focos não removíveis do inseto com larvicida.

--

Voltar

Confira também: