Prefeitura de Mariana tranquiliza moradores de Santa Rita Durão e garante segurança à população


Autoridades esclarecem informações sobre possível instabilidade na mina e reafirmam compromisso com a segurança dos moradores

14/11/2023 às 15h52

 

Em resposta a recentes informações alarmistas sobre a possível instabilidade da pilha de estéril na Mina de Fábrica Nova, da mineradora Vale, o prefeito de Mariana, Celso Cota, convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (14/11/2023), junto com Webert Stopa, coordenador da Defesa Civil Municipal, e Anderson Aguilar, secretário de Meio Ambiente. O objetivo foi esclarecer a situação e tranquilizar os residentes de Santa Rita Durão, um distrito de Mariana, diante dos rumores alarmantes.

 

A onda de preocupação teve origem em reportagens divulgadas na manhã de segunda-feira por veículos de comunicação de Belo Horizonte, sugerindo a iminência de um colapso de uma pilha de material estéril e de um dique de contenção na mina. Essas matérias também levantaram a possibilidade de evacuação de 281 pessoas na região, incluindo residentes e trabalhadores ao redor da planta da mina.

 

O prefeito Celso Cota destacou que a cidade foi pega de surpresa com tais notícias, que causaram grande ansiedade e preocupação, especialmente em Santa Rita Durão. Ele criticou a falta de consulta às autoridades municipais por parte dos jornais de Belo Horizonte antes da publicação das informações.

 

Cota assegurou que, em colaboração com a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura está monitorando atentamente a situação. "Atualmente, a comunidade de Santa Rita Durão está segura. Não existe risco de colapso da pilha de estéril ou do dique de contenção", afirmou.

 

Webert Stopa, apoiado por uma análise recente da Agência Nacional de Mineração (ANM) e um estudo preliminar da mineradora Vale S/A, confirmou a estabilidade da estrutura, descartando a necessidade de medidas emergenciais, como a evacuação da área. No entanto, ele salientou que, se forem detectadas quaisquer anomalias que representem um risco iminente, a Defesa Civil está pronta para uma evacuação preventiva. Stopa também informou aos jornalistas presentes à coletiva que já aconteceram vários simulados com a população de Santa Rita Durão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contrariando as informações iniciais, Anderson Aguilar, secretário de Meio Ambiente, esclareceu que a preocupação não se refere a barragens, mas sim à pilha de disposição estéril de rejeitos e ao dique de contenção.

 

A ANM está realizando outra avaliação na Mina de Fábrica Nova hoje (14), e a Vale S/A deve apresentar um novo relatório e definitivo sobre as condições da pilha de rejeitos e do dique até o final do dia, reafirmando o compromisso das autoridades locais com a segurança e bem-estar dos moradores de Mariana.

 

 

 

 


Voltar

Confira também: