Desembargadores e notáveis recebem em Mariana a Medalha do Mérito Jurídico Pedro Aleixo

Foto:Badham Battella/TerriórioPress

27/10/2023 às 21h04

 

Em uma cerimônia realizada na manhã do dia 27 de outubro, no Cine Teatro Municipal de Mariana, desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além das personalidades fora do mundo jurídico como a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o Arcebispo de Mariana, D. Airton José dos Santos, foram homenageados com a Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo. O prefeito de Mariana, Celso Cota, prestou as honrarias aos agraciados.

A comenda, renovada este ano de 2023, foi distribuída em três categorias:

Excelso Colar Presidente Pedro Aleixo: destacando-se o desembargador Pedro Aleixo Neto, neto do saudoso Pedro Aleixo.

Especial Medalha Presidente Pedro Aleixo: Na lista estão Marília Aparecida Campos, prefeita de Contagem; Nelson Missias de Morais, presidente do TJMG; e Octavio Augusto de Nigris Boccalini, presidente do TRE/MG.

Medalha Presidente Pedro Aleixo: 

• Airton José dos Santos (Arcebispo de Mariana)

Outros notáveis do mundo jurídico, incluindo desembargadores e juízes:

• Alberto Deodato Maia Barreto Neto (Desembargador do TJMG)

• Ana Paula Nannetti Caixeta (Desembargadora do TJMG)

• Fernanda Rodrigues Guimarães Andrade (Juíza da Segunda Vara de Mariana)

• Henrique Abi-Ackel Torres (Desembargador TJMG)

• Marcílio Eustáquio Santos (Desembargador TJMG)

• Márcio José Tupy (Assessor jurídico do TJMG)

Inscrito na medalha estão os termos "DEVER E SINCERIDADE", evocando o histórico voto pela democracia de Pedro Aleixo no Conselho de Segurança da República. Em uma marcante noite de 13 de dezembro de 1968, Aleixo se sobressaiu como o único dos 23 membros a rejeitar o Ato Institucional nº 5.

Pedro Aleixo, nascido em 1º de agosto de 1901 em Bandeirantes, Mariana, teve uma trajetória notável como político, advogado, professor e jornalista. Atuou em diversos cargos importantes, como presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente da República. Em 1969, foi impedido pela junta militar de assumir a presidência após a doença do então presidente Costa e Silva. Faleceu em 3 de março de 1975, sendo postumamente reconhecido ex-presidente pela Lei 12.486, de 2011.

Estiveram presente à cerimônia os veredores da Câmara Municipal de Mariana, representando o presidente que justificou a ausência ficou a cargo do edil Manoel Douglas Preto do Cabanas que ocupou o dispositivo de autoridades. Os agraciados além da medalha e diplomas ganharam uma pintura do renomado artista de Mariana Camaleão que retrata o ex-presidente Pedro Aleixo. 

Confira o álbum de fotografia:

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: