O marianense Fernando Morais será homenageado no Prêmio Vladimir Herzog


24/10/2023 às 18h20

 

Hoje dia 24 de outubro, às 20h, ocorrerá a cerimônia de premiação da 45ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos no Tucarena, em São Paulo.  Nesta edição, 630 trabalhos concorreram em categorias como Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, entre outras.

 

O destaque deste ano é para o jornalista e escritor marianense, Fernando Morais. Conhecido por sua atuação marcante no jornalismo brasileiro, Morais já foi premiado diversas vezes e é autor de obras renomadas como "Olga", "Chatô, o Rei do Brasil" e "Corações sujos". Sua trajetória inclui passagens por grandes redações e sua atuação política como deputado estadual e secretário em São Paulo.

 

Além de Morais, a jornalista e documentarista Sônia Bridi será honrada pelo seu impactante trabalho na TV Globo, especialmente nas áreas ambiental e investigativa. Em memória, a premiação também reconhecerá a carreira inspiradora da jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano.

 

O Prêmio Vladimir Herzog, que celebra profissionais com contribuições significativas à Democracia, Justiça Social e Direitos Humanos, é uma iniciativa de diversas instituições jornalísticas e organizações de direitos humanos, com o patrocínio da Petrobrás.

Fernando Morais em 29 de outubro de 2005, tomou posse na Academia Marianense de Letras, na Cadeira nº 13, cujo Patrono é Tancredo Neves, além disso, ele mantém em Mariana seu acervo dos mais de 40 anos de produção profissional cobrindo fatos nacionais e internacionais com vídeos e gravações de personalidades brasileiras e estrangeiras como Fidel Castro e Muamar Kadafi, dando origem a biografais que se tornaram best-sellers e filmes e mais de 100 cartas originais do político e jornalista Carlos Lacerda.


Voltar

Confira também: