1° Seminário da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS é realizado em Ouro Preto

Abertura do Seminário Imagem: Peterson Bruschi

18/10/2023 às 21h49

Construir um serviço de referência que forneça atenção especializada às pessoas com deficiência e que promova a inclusão social através da garantia de cuidado à saúde foi o que objetivou a realização do 1° Seminário da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS.

 

Realizado no IFMG no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, 11 de outubro, o seminário, idealizado pela Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (que reúne as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social), discutiu a importância de um cuidado intersetorial e trabalho em conjunto, não apenas no serviço público, mas com toda a sociedade.

 

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, exaltou a importância do trabalho em rede para garantir acesso aos serviços que são prestados pela área pública: “Agradeço a cada um por estar aqui e somar com o todo”.

 

Ainda nessa mesma perspectiva, o secretário municipal de Saúde, Leandro Moreira, ao comentar sobre a importância da assistência humanizada e integrada, falou sobre o Programa Miguilim, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que o Município fez a adesão e será a referência em triagem ocular para os estudantes de Ouro Preto e Mariana.

 

A palestrante Vitória Bernardes, psicóloga militante de direitos humanos e Conselheira Nacional de Saúde, coordenadora da comissão de atenção às pessoas com deficiência, comentou sobre o marcador político e de identidade que a deficiência é: “A deficiência não existe sem barreiras, sem o impedimento que nos afasta dos espaços”. A construção da fala de Vitória chamou atenção para todas as vezes em que a deficiência é traçada como algo negativo, e todas as vezes em que ocorre o capacitismo, termo que faz referência à opressão aos sujeitos pela sua deficiência.

 

Marina Dayell, referência técnica em rede de cuidados à pessoa com deficiência, especialista em políticas e gestão da Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, palestrou sobre os programas e parcerias presentes no Estado, e sobre como cada região se divide para ofertar os serviços. Ela explicou ainda o motivo pelo qual a assistência não se concentra toda em um município.

 

A Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS, no Município de Ouro Preto, foi instituída em julho de 2023. A secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, comentou que, em 2021, enquanto era superintendente de Redes, houve o início da movimentação da junta reguladora. Os demais representantes das secretarias de Educação e Saúde desejaram que esse trabalho contínuo prevaleça.

 

Texto: Júlia Adrielle / Revisão: Victor Stutz


Voltar

Confira também: