A Prefeitura de Mariana atualizou o sistema de concessão da Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo, agora chamada de Medalha Presidente Pedro Aleixo. A nova edição da medalha reconhecerá onze personalidades distintas por suas marcantes contribuições à justiça e seus esforços na promoção da harmonia social brasileira.
Em uma mudança significativa, as celebrações, que aconteciam tradicionalmente em outubro, serão movidas para março, alinhadas à data de falecimento de Pedro Aleixo, em 3 de março.
Outra novidade é a participação garantida de um familiar direto do ex-presidente ou um representante escolhido por sua família na Comissão que outorga a medalha.
A medalha trará as palavras "DEVER E SINCERIDADE", lembrando o voto icônico de Pedro Aleixo no Conselho de Segurança da República. Em uma noite decisiva em 13 de dezembro de 1968, Aleixo se destacou como o único, entre os 23 membros, a se opor à promulgação do Ato Institucional nº 5.
É relevante salientar que, para este ano, a entrega das medalhas ainda seguirá o calendário antigo, acontecendo em outubro.