Alunos de Bento Rodrigues iniciam as aulas na escola do novo distrito de Mariana


Após a realização de aulas experimentais, de abril a julho, o novo espaço recebe cerca de 130 alunos

01/08/2023 às 10h37

Começaram nesta segunda-feira (31) as aulas na Escola Municipal de Bento Rodrigues, que recebe inicialmente cerca de 130 alunos de 4 a 14 anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.  

O espaço, no novo distrito de Mariana (MG), funciona em horário integral, de segunda a sexta, e nos sábados letivos. Com isso, as atividades na escola provisória, localizada na sede de Mariana, estão sendo encerradas.  

Distribuída em quatro andares conectados por rampas acessíveis e escadas, a escola conta com 11 salas de aula, laboratório de ciências, sala de informática e biblioteca. O refeitório tem capacidade de atender mais de 80 alunos simultaneamente. O local também possui banheiros em todos os andares, quadra poliesportiva, parque infantil e área administrativa. A escola ainda apresenta soluções sustentáveis com aquecimento solar de água e reaproveitamento de água da chuva. 

A elaboração e aprovação do projeto da escola contou com participação ativa de mães e pais de alunos, além da diretoria da escola, por meio de oficinas de discussão e reuniões com a Secretaria de Educação.  

Antes da abertura oficial, aulas experimentais vinham ocorrendo no novo distrito desde abril. Proposta pela diretoria da escola, a ação visou promover a apropriação dos alunos, professores e comunidade escolar, de forma gradativa, do novo espaço.  

“A ideia foi proporcionar uma experiência com a escola, ajudando os alunos a se familiarizar com o local e a compreender que esse espaço é deles. Além disso, foram promovidas oficinas com eles e realizamos projetos abordando o momento de transição”, afirma a analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Fernanda Massimo. 

Cooperação provisória 

Neste primeiro momento, para viabilizar a operacionalização da escola de Bento Rodrigues, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana firmaram um acordo de cooperação durante um período de seis meses. O documento estabelece que a Fundação forneça apoio administrativo até a entrega definitiva para a prefeitura – como prover serviço de saúde e segurança, disponibilizar transporte a funcionários e alunos, além de fornecer materiais para o funcionamento do novo espaço.  

 

 

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 


Voltar

Confira também: