Comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu realizam primeira festa julina nos novos distritos


27/07/2023 às 11h48

Se apropriando cada vez mais dos novos distritos, moradores de Bento Rodrigues e Paracatu organizaram a primeira festa julina nas novas comunidades. As festividades, que aconteceram nos dias 22 e 23 de julho, em Bento Rodrigues e Paracatu, respectivamente, fazem parte de atividades culturais e religiosas que vêm sendo realizadas a fim de preservar as tradições e fortalecer os vínculos das comunidades. 

Em Bento Rodrigues, a festa julina foi realizada na rua Dona Olinda, onde também está localizado o mercado Barbosa's, o primeiro comércio em funcionamento do novo distrito. A festividade contou com barraquinhas de comidas típicas, show de um trio de forró, brinquedos para as crianças, touro mecânico e a tradicional quadrilha. 

Já em Paracatu, a comemoração aconteceu na quadra da Escola Infantil. Além de um almoço típico, partidas de bingo, quadrilha e brincadeiras para as crianças, a comunidade também realizou o plantio de árvores na praça Santo Antônio. 

Ocupação dos distritos 

Antes mesmo de as primeiras famílias viverem nos novos distritos, elas vêm participando de atividades que possibilitam ocupação gradativa dos espaços, assim como a retomada da vida com seus futuros vizinhos. Missas mensais, aulas experimentais, oficinas de cultivo, festas da família e rodas de viola estão entre essas iniciativas.  

No dia 11 de julho, a tradicional festa de São Bento foi celebrada no novo distrito. Uma missa em comemoração ao dia do padroeiro e uma procissão que percorreu as ruas do distrito foram organizadas pela comunidade. 

Sobre a Fundação Renova  

 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.  

 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Voltar

Confira também: