Moradores do distrito de Ouro Preto iniciam primeiro dos 25 cursos de qualificação profissional previstos no Programa Capacitar até 2024


14/07/2023 às 12h40

Quinze moradores de Antônio Pereira estão participando, desde a semana passada, do Curso de Confeitaria: “Quiches e Salgados” realizado pelo Programa Capacitar. Esta é a primeira das 25 turmas previstas até 2024. Serão 400 vagas em diferentes áreas de qualificação. A iniciativa da Vale, em parceria com o Instituto Joaquim Artes e Ofícios e com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, integra o Plano de Compensação e Desenvolvimento do distrito e tem como objetivo contribuir para a diversificação econômica e a geração de renda.
 

Com duração de 15 dias e carga horária de 60 horas, o curso de confeitaria oferece aulas teóricas e práticas sobre técnicas de preparo de quiches e salgados. Ao concluir o curso, o aluno estará apto para produzir e comercializar profissionalmente diferentes tipos de receitas.

 

Até o próximo ano, serão realizados cursos nas áreas de idiomas, gastronomia e culinária, beleza e estética, tecnologia e comunicação, comércio e serviços, eventos e festas. O gerente de Reparação da Vale, Lucas Soares Silva, explica que o cardápio de cursos foi definido por meio de uma pesquisa realizada no início de junho deste ano. “No mês passado, fizemos uma pesquisa para entender melhor o desejo da comunidade na qualificação profissional e mapear as principais áreas de interesse. Com o resultado em mãos e visando atender as necessidades e expectativas apontadas pela comunidade, desenhamos os cursos do Capacitar”, conta.


Voltar

Confira também: