Homenagem à inconfidente Hipólita Teixeira


HIPÓLITA será a primeira mulher reconhecida por sua participação efetiva na Inconfidência Mineira. Seu nome será gravado no Panteão dos Inconfidentes, em cerimônia realizada, em 29 de abril, próximo sábado, no berço do movimento: Ouro Preto

27/04/2023 às 12h44

 

Em cerimônia realizada no próximo dia 29 de abril, sábado, às 11 horas, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, o Festival de História (fHist) homenageia a fazendeira mineira Hipólita Jacinta Teixeira de Melo. Ela será a primeira mulher a ter reconhecimento histórico por sua importante e efetiva participação na Conjuração Mineira e seu nome ficará gravado no Panteão dos Inconfidentes.

“Decidimos fazer essa homenagem, em reunião realizada em janeiro, em Ouro Preto, quando discutíamos com a Prefeitura e o Museu da Inconfidência, a realização da edição especial do fHist, na cidade. O descerramento simbólico da lápide de Hipólita Teixeira no Panteão dos Inconfidentes será um desagravo pelo apagamento do papel desempenhado por mulheres na Inconfidência e em tantos outros movimentos políticos essenciais no processo de independência do Brasil”, diz  a educadora Pilar Lacerda, que divide a curadoria do festival com o jornalista Américo Antunes.

O papel desempenhado por Hipólita na Conjuração Mineira será também tema de mesa de debates que encerra edição especial do fHist, realizada de maneira itinerante, em Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte, no abril de histórias para não esquecer. Às 12 horas, ainda no Museu da Inconfidência, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha, a historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloísa Starling e as cantoras e compositoras Zélia Duncan e Ana Costa debatem o tema “Hipólita estava lá”.

Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a edição especial do fHist, lançada em dezembro de 2022, é uma realização da Stratégia Cultura e Comunicação e da Nota. Nascido em Diamantina (MG), em 2011, onde as edições são realizadas a cada dois anos, o Festival de História é um evento aberto ao público em geral, cuja missão é contribuir para a popularização dos temas históricos no País.


Voltar

Confira também: