Segurança pública em Mariana começa nas escolas


08/11/2017 às 11h29

Pensar medidas de segurança que dialoguem com nossas crianças e adolescentes é pensar no futuro da nossa cidade. É isso que a Guarda Municipal, em conjunto com a Secretaria de Educação e Desportos, tem proposto em suas ações realizadas nas escolas do município. O projeto Ronda Escolar, que atende constantemente as 29 unidades escolares de Mariana, têm diversas ações desenvolvidas e todas elas prezam pela segurança, prevenção de delitos no ambiente escolar, diminuição da vulnerabilidade social e pelo desenvolvimento dos nossos pequenos cidadãos.

São realizadas palestras, bate-papos, atividades lúdicas e um bom exemplo disso é a implantação do Projeto Fantoches – Cia de Teatro Anjos da Guarda, com bonecos confeccionados pelo efetivo da Ronda Escolar, e do Baile do Colherim, que trabalha a coordenação motora, a concentração, atenção e a autoestima de crianças e adolescentes por meio de atividades musicais que utilizam colheres como instrumentos musicais.

O projeto tem um contingente de seis Guardas Municipais coordenando as ações realizadas. Elas acontecem de modo alternado entre as escolas da sede e dos distritos, essas de acordo com as solicitações recebidas. Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica do município, Aline Silva, a parceria entre a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal tem sido muito importante e efetiva na garantia da segurança do ambiente escolar. “Eles aconselham os alunos sobre o patrimônio público das escolas, resgatam valores como respeito, disciplina e convívio social através do Baile do Colherim”, disse.

Segundo o Secretário de Defesa Social, Braz Azevedo, as atividades da Guarda Municipal estão atendendo um considerável número de alunos da rede pública e privada de ensino, além de fortalecerem a ideia de uma cidadania que busca uma melhor forma de vida e de bem-estar em sociedade. O Comandante da Guarda Municipal, João Maurício Correa, conta que o Grupamento de Ronda Escolar tem tido um papel fundamental no serviço executado pela corporação. Ele ressalta ainda que o trabalho tem sido fundamental para a diminuição dos índices de criminalidade nos locais onde eles atuam. Para mais informações, ligue 3558-5468 ou 153.

 

Foto: Samuel Consentino | Prefeitura de Mariana


Voltar

Confira também: