Samarco inicia obras em estrada de distrito de Ouro Preto


13/05/2022 às 19h22

As obras de calçamento da Estrada da Purificação, que liga o distrito de Antônio Pereira ao bairro Morro de São João, em Ouro Preto, foram iniciadas nesta sexta-feira (13/05). Durante a solenidade que marcou o início das intervenções, os prefeitos Ângelo Oswaldo (Ouro Preto) e Juliano Duarte (Mariana) e o coordenador de Relações Institucionais da Samarco, Rodolpho Samorini, dentre outras autoridades, fizeram o descerramento da placa de inauguração das obras. As intervenções serão executadas pela Samarco.  

 

A empresa realizou um estudo de viabilidade para que o projeto não modifique o traçado original e as características locais, de forma a valorizar e preservar o patrimônio histórico e ambiental da região.  Serão calçados cerca de 7,5 km. A previsão é que seja concluído no segundo semestre de 2023.   

 

“Elaboramos cuidadosamente um planejamento para que as obras sejam executadas com eficiência e concluídas no devido prazo. Esta estrada beneficia a população residente na região, visitantes e turistas, proporcionando melhor condição logística para integração do distrito de Antônio Pereira ao município, ligando também a cultura, a ecologia e o patrimônio histórico da região. Agora, a Estrada da Purificação será mais que um caminho rápido entre Antônio Pereira e a sede municipal. Ela também será um ponto turístico com uma paisagem que merece ser vista por mais pessoas”, destacou o coordenador de Relações Institucionais da Samarco, Rodolpho Samorini.   

 

A obra é umas das condicionantes da Licença de Operação Corretiva (LOC), obtida pela Samarco, para que a empresa retomasse suas operações. O trecho está localizado na divisa entre os municípios de Ouro Preto e Mariana. A ação irá beneficiar a população residente na região, visitantes e turistas, proporcionando melhor condição logística para integração do distrito de Antônio Pereira a Ouro Preto. Nesse sentido, irá fomentar o desenvolvimento do turismo na região.   

 

Fomento local 

Para a gestora pública e líder comunitária do distrito de Antônio Pereira, Marlete Deusdethe Barros, o calçamento da estrada trará benefícios como o fomento da economia e do turismo no distrito. “Esta obra é um pleito antigo da nossa comunidade. É uma estrada histórica, muitos tropeiros passaram por aqui. O calçamento vai facilitar nosso deslocamento no dia a dia, fomentar a economia local, o turismo e, principalmente, encurtar a distância entre o distrito e a sede de Ouro Preto aumentando o nosso sentimento de pertencimento ao município. Será uma nova fase para a comunidade, é gratificante”, destacou. 

 

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, destacou a importância da estrada para a comunidade, expectativa antiga da população. “Essa estrada significa história. São 300 anos de fraternidade, mas também de barreiras, devido à distância para o deslocamento. Com esta obra, estabeleceremos uma ligação direta do distrito à sede do município, facilitando os serviços de saúde, entre tantos outros benefícios para a região”, falou.  

 

Para Juliano Duarte, prefeito em exercício de Mariana, o calçamento da estrada da Purificação, executado a partir de uma condicionante para a retomada operacional da Samarco, será mais um acesso para a comunidade e empresas que atuam na região. “Está é uma justa reivindicação dos moradores de Antônio Pereira. A estrada vai facilitar a mobilidade urbana e estimular o turismo local não apenas de Ouro Preto, como de Mariana. É um ganho para os dois municípios”, finalizou. 

 

Além da presença de lideranças comunitárias das comunidades de Antônio Pereira, bairros Nova Alvorada e Campo Grande, o evento contou com a participação de vereadores, diretoria dos Parques das Andorinhas, Morro do Santana e São Sebastião, dentre outras autoridades.   

 


Voltar

Confira também: