(31) 9 8933-2498

EUA e Argentina recolhem chocolate Kinder ligado a surto de salmonela


09/04/2022 às 10h29

A Ferrero, grupo italiano de confeitaria, decidiu estender aos Estados Unidos e à Argentina o recolhimento de alguns chocolates da marca Kinder por suspeitas de contaminação por salmonela. Foram submetidos ao recall apenas os produtos feitos na fábrica de Arlon, na Bélgica, que está ligada ao início do surto na Europa.

No Brasil, a companhia não pretende tomar decisão semelhante. Embora o Kinder Ovo vendido no país seja importado da Argentina, nenhum lote de origem belga é comercializado por aqui. "O recall voluntário que vem sendo realizado na Argentina refere-se apenas ao produto Kinder mini eggs, importados da fábrica de Arlon, na Bélgica, e integram um lote específico. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil", afirmou o grupo, em nota distribuída à imprensa.

O episódio começou na segunda-feira (4), quando a Ferrero recolheu voluntariamente produtos Kinder Ovo Surpresa no Reino Unido após ser informada de uma possível conexão entre o chocolate e 63 casos reportados de salmonela – incluindo em diversas crianças.

Ao longo da semana, a fabricante italiana solicitou a devolução em vários países europeus que também recebem lotes da fábrica belga: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda do Norte, Itália, Portugal e Suécia.

Quinta-feira (7), os Estados Unidos entraram para a lista. Segundo a Ferrero, não há casos de salmonela confirmados no país até o momento, e nenhum outro produto Kinder está afetado pelo recall.

No caso da Argentina, o Inal (Instituto Nacional de Alimentos) informou que a empresa decidiu retirar, por precaução, os lotes de Kinder Mini Eggs com datas de validade entre 11 de julho e 21 de outubro deste ano.

Nesta sexta-feira a agência de segurança alimentar da Bélgica (Afsca) anunciou o fechamento da fábrica da Kinder em Arlon, na Bélgica. Segundo o órgão, a Ferrero forneceu informações incompletas sobre o caso.

[Folhapress - foto ilustrativa Pixabay]


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2022 | Desenvolvido por Masterix Sistemas