50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Geraaldo Lyrio


50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Geraaldo Lyrio

13/08/2017 às 15h16

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, vai celebrar no dia 15 de agosto seus 50 anos de ordenação sacerdotal. Para marcar a data será realizada uma missa solene na igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana, às 19h.

Natural de Fundão (ES), Dom Geraldo realizou seus estudos iniciais no Grupo Escolar Ernesto Nascimento de sua cidade. Cursou o ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES). Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializou-se em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma. Ordenou-se padre no dia 15 de agosto de 1967, em Fundão. Enquanto padre da Arquidiocese de Vitória foi reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, professor da Ufes e pároco nas paróquias de Itacibá, Praia do Suá e da Vila Rubim. 

Recebeu a ordenação episcopal no dia 31 de maio de 1984, em Vitória (ES), das mãos de Dom Silvestre Luís Scandián, Dom Arnaldo Ribeiro e Dom Florentino Zabalza Iturri.

Dom Geraldo foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Mariana, pelo Papa Bento XVI, no dia 11 de abril de 2007 e tomou posse na Arquidiocese no dia 23 de junho de 2007.


Voltar

Confira também: