Samarco promove discussões sobre desafios e conquistas da mulher na sociedade


08/03/2022 às 18h01

 

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (08/03), a Samarco envolveu seus empregados e empregadas em uma discussão sobre a equidade de gênero, durante a palestra “Tinha que Ser Mulher”. O evento, em formato on line, debateu sobre os desafios e as conquistas sociais, culturais, econômicas e políticas da mulher na sociedade. A diretora Jurídica, Riscos e Conformidade, Najla Lamounier, e a CEO da RM Consulting, Rachel Maia, proferiram as palestras, com a mediação da gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Vera Lucia. 

A iniciativa faz parte das ações que a Samarco tem desenvolvido para promoção da equidade. “Estamos trabalhando com uma mudança cultural. Essas discussões são importantes para avaliar avanços necessários em cada atuação. Precisamos realmente ser o agente de mudanças. Esse tema na mineração é ainda mais relevante, pois somos um setor majoritariamente masculino e precisamos lembrar que essa realidade não se construiu de um dia para o outro”, destacou a diretora Najla Lamounier. 

 

Rachel Maia, primeira mulher negra a comandar uma multinacional e a única mulher negra a ocupar o cargo de CEO no Brasil deixou o seu recado. “Nesse dia da mulher, o conselho que eu dou a todas é que cada uma de vocês procure uma forma de ser ouvida e seja a melhor naquilo que escolheu. Isso porque, se queremos ser a mola propulsora da mudança, primeiro temos que começar com as nossas atitudes. Temos sempre que lembrar que quem define o seu lugar de fala é você mesma”, afirmou.

 

Também presente no evento, o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, reforçou o compromisso da empresa em busca da equidade de gênero. “Estamos aqui hoje graças a força de mulheres que vieram antes de nós, mas sabemos que o trabalho não termina aqui. Temos um longo caminho para percorrer, nossos números ainda podem melhorar muito”, concluiu.

 

Diversidade, Equidade e Inclusão   

Em janeiro, deste ano, a Samarco lançou o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão para fortalecer as ações de promoção da equidade racial, de gênero, da pessoa com deficiência e das pessoas LGBTI+. A iniciativa vai ao encontro das mudanças propostas pela empresa, que busca fazer uma mineração diferente, o que depende também de um ambiente cada vez mais inclusivo e diverso. Em 2021, a Samarco realizou um diagnóstico em parceria com a consultoria Mais Diversidade para subsidiar a estruturação desse programa.  


Voltar

Confira também: