A importância da fé relatada pelo escritor de Hebreus


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

26/07/2022 às 15h48

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Heb 11:6

Hoje falaremos um pouco sobre a fé que é citada no livro de Hebreus no capítulo 11,

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Heb 11:1

O escritor da carta de Hebreus, nos traz importantes informações a cerca da fé pelo qual várias pessoas no antigo testamento obtiveram grande testemunho. Muitas são as histórias narradas no livro sagrado do AT que vai de Gênesis a Malaquias. Em Gênesis podemos nos maravilhar com a perfeita criação de Deus, desde uma terra sem forma e vazia até a criação do homem, sua mais perfeita obra.

Quando lemos as histórias narradas no AT como a vida de Abraão por exemplo, tentamos imaginar como ele foi um homem com um coração voltado a Deus e a Sua voz. Deus falava com Abraão, a ponto de fazer dele pai de todas as nações. E Abraão obedecendo a Deus sai de sua terra e do meio de sua parentela em busca da terra que lhe fora prometida, exemplos tão grandes como o de Abraão e tantos outros narrados no antigo testamento servem para nos mostrar as manifestações de Deus na vida dessas pessoas e nos servem como inspiração para mantermos em nós essa chama tão viva da fé, que nos aproxima mais de sua presença. Quando o autor de Hebreus diz que sem fé é impossível agradar a Deus, ele quer nos mostrar que primeiramente precisamos crer naquilo que parece impossível, como a criação do universo. Se não conseguirmos conceber através da fé tais informações será impossível acreditar no próprio Deus, porque não vimos nem como se deu a criação e muito menos vimos a Deus. Então como crer naquilo que não vimos?

A resposta para essa pergunta podemos encontrar na carta de Paulo aos Romanos.

Pois desde a criação do mundo os atributos de Deus, seu eterno poder e natureza divina tem sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens sao indesculpáveis; Rom 1:20

O apostolo Paulo declara que somos indesculpáveis, quando não cremos porque todos os atributos de Deus nos são revelados juntamente com a sua criação. A perfeição de tudo quanto existe , como a concepção do ser, o funcionando perfeito de todos os órgãos que regem o nosso corpo, como uma orquestra bem afinada e harmônica, as fontes das águas que matam a nossa sede, o oxigênio que nos faz respirar, os alimentos em suas mais variadas formas e sabores, o sol que nos aquece e a lua que ilumina a nossa noite, estrelas para que possamos contemplar, nuvens que nos protegem do calor assim como árvores que nos fornecem sombra, regulam o ecossistema, animais terrestres e marinhos, uma inteligência quase infinita dada ao homem que não para de se reinventar todos os dias.  Seria muito difícil citar aqui tantas coisas da perfeita criação de Deus, porque tudo quanto vemos nos reporta a sua maravilhosa existência.

Quando trazemos para a nossa existência essa magnifica obra e cremos que um Deus fez tudo isso por amor a sua criatura, é difícil não se render a esse amor. Um amor que se preocupou com todos os detalhes, desde o mais pequenino até o maior de todos eles, que é a nossa salvação através de seu filho Jesus. E para finalizar o que ele espera de nós, é tão pouco diante de tudo o que foi feito por nós, ele apenas deseja que o adoremos como verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Jo 4

 Marileia Marques Verona


Voltar

Confira também: