Jornalista itabirano cobre a guerra na Ucrânia para a Globo


08/03/2022 às 17h16

Quem acompanha pela Globo News a cobertura da guerra na Ucrânia, tem assistido reportagens diretamente da Polônia ou da cidade ucraniana de Lviv narradas pelo jornalista Lucas Ferraz [FOTO]. O que poucos itabiranos sabem é que Lucas Ferraz nasceu em Itabira. Deixou a cidade para estudar e na sequência foi trabalhar na Rede Globo.

Morando em Roma, Lucas Ferraz acabou se tornando o enviado para a cobertura da guerra. No domingo, enfrentando um frio de 2 graus negativos, o jornalista fez uma transmissão ao vivo, diretamente de Liviv, distante cerca de 540km de Kiev, capital ucraniana, que está sendo devastada por bombardeios, e afirmou que mesmo tão perto do confronto, sente-se tranquilo.

“A única questão é que há muitas armas em circulação na cidade. Além dos militares em grande número na cidade, bem armados, há muitos civis recebendo armas, eles estão passando por treinamento militar. A preocupação é exatamente com essas armas e com essas pessoas usando essas armas. São pessoas que não têm nenhum tipo de preparação para manusear uma arma. No mais, as pessoas estão apreensivas, mas estão tranquilas”, disse o jornalista.

Lucas Ferraz também é autor do livro “Injustiçados”, que conta as histórias de quatro militantes considerados traidores dos movimentos armados de combate à ditadura no Brasil e assassinados pelos próprios companheiros. Em Itabira, o lançamento do livro foi na livraria Clube da Leitura, em 20 de novembro de 2021. Antes, o autor promoveu noites de autógrafos em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

[Texto publicado na edição impressa de hoje do Diário de Itabira - foto Twitter Lucas Ferraz]


Voltar

Confira também: