Neste fim de semana, 13 e 14 de novembro, acontece a 28ª edição do Iron Brasil


10/11/2021 às 15h49

A maior prova de mountain bike da América Latina promete muita adrenalina e desafios, mais uma vez, na cidade histórica de Mariana (MG). Em 2021, diferente de outras edições, a largada será na Praça da Sé, onde os competidores iniciam o percurso de mais de 160 km pelo município e seus distritos.

Com cenários de belezas naturais, a prova é composta por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores. O Iron Biker 2021 será dividido em dois dias. O primeiro dia do evento, sábado (13), contará com 96,2 km de distância no percurso completo e 60,2 km no reduzido. No domingo (14), o completo terá 68 km e o reduzido 53,5 km de distância. A largada dos dois dias está prevista para 8h para o percurso completo e 8h45 para o reduzido.

Um dos organizadores do evento, Lucas Fonda, contou sobre o percurso da prova desse ano. “O percurso da competição conta com estradas e caminhos de terra, incluindo trilhas tipo single track. É muito provável que chova durante a disputa por conta do clima desta época do ano. Portanto, os atletas devem se atentar em trechos com muita lama e partes escorregadias. Além do cuidado de sempre com o trânsitode veículos”, afirmou Fonda.

São esperados cerca de 2 mil competidores para o Iron Biker 2021. Atletas dtodos os cantos do Brasil já estão se preparando para superar seus limites na competição esportiva. Por conta da pandemia do Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a organização do Iron Biker seguiu as orientações do Ministério da Saúde e não realizou a edição em 2020. Com isso, a prova deste ano gera ainda mais  expectativas nos competidores.

A marianense Liege Walter vai competir na categoria Elite Feminina e destaca a animação para a competição. “Espero conseguir um resultado expressivo, pois será meu primeiro Iron Biker após uma maternidade. Já participei de 10 edições ao todo e meu melhor resultado foi 2o lugar geral em 2012 e melhor brasileira em 2017.

Como não aconteceu o evento ano passado, tive mais tempo para me preparar e retornar a forma física após a gestação”.

O advogado Bruno Rodrigo também demonstra sua expectativa para o momento da largada. “Não sou um competidor de elite, mas sempre participo. Estou no meu sexto ano. Fiz um preparo bem produtivo, inclusive com treinos intensos. Até participei do desafio Iron Virtual de 1.000km que fiz em 30 dias”, afirmou o participante de Montes Claros (MG), que compete na categoria Master B1.

Na categoria Pré-juvenil, a marianense Ana Clara Martins, com apenas 12 anos, é a competidora mais jovem do Iron Biker 2021 e conta sobre sua preparação.

“Durante a semana faço treinos mais curtos e técnicos com orientação do meu pai em trilhas e, aos finais de semana, faço treinos mais longos com minha mãe.

Participei também de duas provas dentro da cidade para começar a sentir a emoção da largada e da prova. A expectativa é conseguir completar os dois dias sem complicações e representando bem minha cidade”.

Segurança em primeiro lugar

Para garantir uma prova segura para os participantes, o Iron Biker Brasil conta com uma estrutura de guerra, que é montada nos bastidores, para resgates e atendimentos emergenciais. “A nossa grande preocupação é sempre com os atletas.

Para 2021, estamos aumentando a nossa estrutura de segurança, além das nossas tendas de hidratação, jipes e motocicletas de resgate, teremos também um espaço de recuperação e triagem dos ciclistas. Tudo sendo preparado com muito cuidado e carinho”, disse o responsável pela equipe de resgate da prova, Nilton Nerea.

A maior competição de mountain bike da América latina, Iron Biker Brasil, tem a realização da MTBC e Iron Co. e o apoio da Cedro Mineração, Cervejaria 040,

Fundação Renova, Fiat, Ingá e Prefeitura de Mariana.

Acompanhe mais informações sobre a prova pelas redes sociais: Instagram - @ironbiker – e Facebook -facebook.com/ironbikerbrasil.


Voltar

Confira também: