Incêndios atingem diversas áreas de Ouro Preto e Mariana


26/08/2021 às 19h19

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto atuou no combate a diversos focos de incêndio na região. Foram registrados princípios de fogo na área APA do Parque das Andorinhas, no Morro do São Cristóvão, na Pedra Amolar e também no Parque do Itacolomi. Os incêndios foram controlados e a suspeita é que tenham sido causados por ações humanas. Em Mariana, o incêndio ainda está fora de controle.

Segundo o tenente Valadares, comandante do 1° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, o incêndio no São Cristóvão e na Pedra Amolar começou na terça-feira (24) e já foi controlado. “Esses locais já estão sob controle, restando uma guarnição somente para efetuar o rescaldo, ou seja, para que não voltem novos focos”, explicou o tenente. Sobre o Itacolomi, Valadares informou que o fogo começou próximo a uma localidade chamada Sibrão, mas que já foi combatido.

A suspeita é que o incêndio tenha sido causado por ações humanas, de modo que Valadares fez um alerta.  “Eu peço encarecidamente, a quem teve ou tem notícias de incendiários, que denunciem. No período de seca, não se coloca fogo em mata”, disse Valadares.

Ao repórter Darci Silva/Rádio Itatiaia, Laudicena Curvelo, gerente da APA Andorinhas, informou que o fogo no local também se iniciou na terça-feira e que tudo indica que foi um incêndio criminoso. “O fogo começou na Serra do Veloso e chegou ontem (terça) à tarde dentro da APA das Andorinhas e tudo indica que foi criminoso. O incêndio foi controlado, de modo que agora estamos realizando o serviço de rescaldo”, explicou a gerente.
Valadares também informou que para agilizar e facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros, foi montado um QG em Água Limpa. No local, os bombeiros e voluntários estão contando com a solidariedade da comunidade que está oferecendo doações. “Nós agradecemos o empenho dessas pessoas que estão nos oferecendo alimentos e água para nos hidratarmos, isso é muito importante”, afirmou o tenente. Para controlar os incêndios, o Corpo de Bombeiros também conta com o apoio de uma aeronave. 

Incêndio em Mariana

O tenente também informou que entre brigadistas e voluntários, em torno de 29 pessoas estão mobilizadas para combater os incêndios, entretanto, é possível que seja necessário a atuação de mais pessoas por causa do fogo em outras cidades, como Mariana. “Todas essas pessoas estão trabalhando e a tendência é que a gente tenha que solicitar mais reforços, porque não temos só esses incêndios em Ouro Preto. Em Mariana, por exemplo, temos um grande incêndio na região de Santa Rita Durão, próximo a Bento Rodrigues que está fora de controle ainda”, afirmou.

Por Karina Peres/Fotos

Fonte : Jornal o Liberal 


Voltar

Confira também: