(31) 9 8933-2498

Seleção de 169 instituições visa fortalecer iniciativas de cultura, esporte, turismo e lazer


Organizações locais que atuam nos municípios atingidos pelo rompimento de Fundão vão receber capacitação

01/07/2021 às 18h39

O projeto de Fortalecimento das Organizações Locais finalizou a seleção das instituições e deu início ao processo formativo dos grupos. Ao todo, 169 organizações atuantes nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer, com sede nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, foram escolhidas para receberem capacitações.

A lista completa com as instituições pode ser acessada aqui.

Criado pela Fundação Renova e desenvolvido em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o projeto visa capacitar os participantes para que sejam capazes de identificar, mobilizar, captar recursos, trabalhar em rede e executar ações para o desenvolvimento comunitário.

De acordo com a coordenadora de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Cristina Aires, a Fundação Renova e o Cieds têm o papel de fornecer apoio técnico com conhecimento específico sobre o terceiro setor e o trabalho em rede.

“É uma grande oportunidade para as organizações e grupos que já atuam nos territórios se fortalecerem e garantirem sustentabilidade. Teremos um processo formativo em diversos temas de extrema importância para a atuação no terceiro setor e demais áreas, em uma iniciativa abrangente e muito bem estruturada”, diz.

Além disso, o projeto também pretende aumentar a rede de contatos e reconhecimento dos fornecedores locais; proporcionar melhorias estruturais e de gestão; aumentar o nível de maturidade das organizações locais e o número de profissionais qualificados atuantes no setor; viabilizar a sustentabilidade de demais ações implementadas nos territórios; e capacitar agentes locais a fim de ampliar suas possibilidades de atuação e empregabilidade.

Processo formativo

De junho a setembro deste ano, as organizações participarão do processo formativo que consiste em aulas semanais com 1h30 de duração. A grade temática dessa etapa foi definida após levantamento das demandas das instituições selecionadas.

As aulas trarão de temas relacionados ao terceiro setor, como educação e gestão financeira; aspectos jurídicos e contábeis; turismo comunitário e sustentável; potencialidades artísticas e culturais locais; e esporte e lazer social.

Após essa etapa de capacitação, haverá uma fase de rodadas de negócios, relacionamento e pesquisa de mercado, com encontros entre as instituições e eventuais parceiros para se estabelecer planos e parcerias de negócios.

Ao final do projeto, previsto para dezembro deste ano, cada organização receberá um aporte de R$ 5 mil para colocar em prática as ações de um plano construído com o apoio de uma mentoria especializada.

Por conta do atual cenário da pandemia do coronavírus, as atividades serão desenvolvidas de forma on-line para preservar a saúde e integridade de todos.

 


Voltar

Confira também:





CNPJ: 09.621.428/0001-26
Agência Minas de Radiojornalismo
Rua Dom Viçoso, 217. Mariana - MG.
© 2017 - 2021 | Desenvolvido por Masterix Sistemas