Animais resgatados após rompimento de Fundão podem ser adotados


Atendimento a distância, implantado durante a pandemia, possibilita que interessados de todo o país acolham esses bichos

08/04/2021 às 14h15

Uma gata e oito cães resgatados após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, ainda esperam por novos lares. Em função da pandemia do novo coronavírus, desde 2020, o processo de adoção está sendo realizado por meio de atendimento a distância, com a possibilidade de entrega dos animais em outras cidades e estados.

Hoje, os animais estão sob os cuidados do Programa de Assistência aos Animais da Fundação Renova em uma fazenda do município de Mariana. Todos eles estão castrados, vermifugados, vacinados e aptos para a adoção.

Até agora, o programa viabilizou a adoção de 12 animais resgatados. Além da cidade de Mariana, alguns deles foram entregues em municípios mineiros, como Governador Valadares e Belo Horizonte, e também no Espírito Santo.

Para Luciana Sales, da equipe de Assistência aos Animais da Fundação Renova, esse modelo de atendimento remoto favoreceu o processo de adoção dos bichos resgatados. “O processo ficou mais prático e passou a permitir uma maior acessibilidade. O objetivo é que esses animais tenham a oportunidade de encontrar uma família para chamar de sua, que os aceite e os ame como merecem. Não mediremos esforços para que eles consigam encontrar esse final feliz”, afirma. 

Para adotar, é preciso ser maior de idade e se responsabilizar pelo bem-estar e qualidade de vida dos animais. Pensando nessa sensibilização e conscientização, antes da adoção, os interessados recebem uma cartilha sobre guarda responsável, com informações, dicas e curiosidades sobre os animais.

 

Processo de adoção

A pessoa interessada deve entrar em contato pelo número (31) 99712-9806 (WhatsApp) ou pelo e-mail luciana.sales.crtf@fundacaorenova.org. Em seguida, ela recebe fotos ou vídeos do animal escolhido, conforme a necessidade de cada caso, além das orientações sobre o processo de adoção.

O próximo passo é a realização de uma entrevista remota, da forma que melhor atenda ao interessado, para que a equipe entenda o perfil buscado pela pessoa e se ela tem disponibilidade de receber o animal de forma segura e responsável.

Após a entrevista e o esclarecimento de todas as dúvidas, inicia-se o processo de confirmação da adoção e agendamento da entrega do animal. Considerando o cenário atual da pandemia, a Fundação Renova permanece monitorando o avanço da Covid-19 e as orientações dos órgãos de saúde e do poder público de cada localidade para que as entregas sejam agendadas em um momento seguro a todos os envolvidos.

 Veja o catálogo de animais clicando aqui

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos

Voltar

Confira também: