Celso dá partida em seu governo com a nomeação do primeiro escalão.


O prefeito de Mariana também fez um balanço do primeiro mês de seu mandato.

19/09/2023 às 19h50

 

 

Em meio a uma atmosfera de renovação e otimismo, o prefeito Celso Cota apresentou sua equipe de secretários na noite dessa segunda-feira (18) no Centro de Convenções “Alphonsus de Guimaraens”. São 15 pastas, sendo a procuradoria, controladoria e Autarquia SAAE com status de secretarias.

Em seu discurso de apresentação de um mês de seu governo Celso Cota delineou uma visão transformadora para Mariana. A estratégia do novo governo está centrada em promover transparência, inovação e desenvolvimento sustentável, honrando a rica tradição de Mariana, enquanto pavimenta um caminho próspero para o futuro. Vamos pontuar nessa matéria os principais pontos do discurso do Prefeito Celso Cota.

Estruturação de uma equipe técnica e competente

Destacando a formação de um secretariado altamente qualificado como um de seus primeiros atos, o prefeito Celso focou em reunir uma equipe de especialistas com experiência significativa em suas áreas respectivas. Esta etapa fundamental visa assegurar uma gestão eficiente e decisões acertadas, colocando a cidade no caminho do progresso sustentável.

Alianças estratégicas para um crescimento

Cota reiterou a vitalidade de uma colaboração sólida com a Câmara Municipal e o governo estadual, promovendo uma gestão integrada. Este alinhamento estratégico tem o intuito de conceber soluções inovadoras e sustentáveis para Mariana, com uma ênfase marcada na responsabilidade social.

Gestão financeira transparente e responsável

Assumindo a liderança em um momento de desafios financeiros, com um déficit inicial de 60 milhões de reais, a administração está comprometida em adotar ações transparente e otimista para restaurar a saúde financeira de Mariana. A gestão tem planos ambiciosos de reduzir significativamente este déficit até o final do ano, pavimentando o caminho para um 2024 de realizações significativas, mesmo sendo ano eleitoral. “É isso que eu estou procurando fazer nesse um ano e quatro meses que terá nosso governo. Muitos falam, não é assim prefeito, ano que vem tem eleição, o seu governo, o seu trabalho vai se confundir com o período eleitoral. Por essa luz que me ilumina, não está no meu radar de forma alguma, a questão da reeleição, o que está no meu radar é o compromisso que me fez ser candidato a dois anos e meio”, enfatiza Celso Cota.

Revitalização sustentável e inovadora

Apesar dos obstáculos financeiros, o prefeito enxerga este período como uma oportunidade única para revitalizar a cidade, cultivando um ambiente de inovação e sustentabilidade. A gestão está empenhada em identificar áreas prioritárias para intervenção, garantindo uma distribuição justa de recursos e cumprindo prazos estabelecidos, visando um futuro promissor e harmonioso para Mariana. “Eu quero agradecer a todos os que antecederam o nosso governo, porque ao chegar na prefeitura eu pude debruçar e discutir com cada setor, eu vi ali uma mão séria passando eu vi rastro de seriedade também, porque nós percebemos o que está faltando na prefeitura de Mariana. É uma gestão que pode fazer com que todos os setores sejam integrados, porque uma cidade, um governo, só é forte a partir da capacidade de integração de todas as suas forças, das suas forças para o mesmo bem, para o bem comum”. Disse o prefeito.

 

Educação e saúde: pilares de um futuro promissor

Com planos de transformar escolas em centros de aprendizado integral e ampliar os serviços de saúde, a administração Cota está definindo uma nova trajetória para a educação e saúde pública em Mariana. A inauguração da UPA e UTIs adultos e neonatais são etapas significativas nesta direção. "Queremos saúde básica forte, onde a gente tem o médico na ponta que atenda a necessidade da demanda reprimida do município, mas que tenha garantido também o remédio, além dos exames. Bom, estou falando da nova UPA que será inaugurada. Nós estamos falando de implantação da UTI adulta e também neonatal. Eu estou falando de uma rede forte de saúde suplementar, a rede forte também de proteção à criança." Afirmou Celso Cota.

Ainda em seu discurso , o Prefeito de Mariana, Celso Cota, delineou suas estratégias para enfrentar os desafios em várias frentes, incluindo educação, saúde e proteção social. Ele reafirmou seu compromisso de implementar um planejamento robusto, voltado para a recomposição da estrutura educacional do município, com ênfase no ensino integral até o nono ano.

Estratégias e compromissos

Cota reconheceu a necessidade de fortalecer a rede de proteção social e valorizar os profissionais de saúde e educação. Ele destacou que a cidade deve construir um legado robusto que possa ser aproveitado por futuras gestões, através da criação de programas de proteções duráveis e da promoção da colaboração entre os setores público e privado. O Prefeito encorajou um diálogo transparente e inclusivo, aconselhando seus secretários a facilitar a comunicação entre todas as partes interessadas para fomentar o crescimento sustentável.

Foco em parcerias e inclusão

Cota acentuou a importância da sinergia e da celebração de parcerias, designando seus secretários como agentes essenciais para a negociação de recursos e ajustes com entidades federais, estaduais e privadas. Ele enfatizou que seu governo é construído sobre o respeito mútuo e uma abordagem inclusiva.

Importância do Poder Legislativo

Além disso, Cota destacou a indispensabilidade da Câmara Municipal como uma entidade que desempenha um papel vital no diálogo e na legislação local, ressaltando que a cooperação entre os poderes executivo e legislativo é crucial. Ele chamou atenção a todos a preservarem a harmonia, reconhecendo que o tempo é um desafio significativo, mas também uma oportunidade.

Escolha da equipe e reconhecimento do papel das mulheres

Comentando sobre a composição de sua equipe, ele mencionou que a seleção de secretários foi uma decisão ponderada, baseada na confiança em suas capacidades técnicas e na vontade de mudar a trajetória da cidade. Cota enalteceu o papel das mulheres em sua administração, enfatizando sua força e contribuição para o desenvolvimento da cidade.

Conclusão e visão para o futuro

No final de seu discurso, o prefeito expressou sua gratidão aos seus predecessores e a todos que têm contribuído para o governo da cidade. Ele visualiza uma Mariana que se destaca em nível nacional, através de iniciativas de proteção ambiental, valorização do patrimônio cultural e promoção do desenvolvimento social e econômico. Cota encorajou a integração de todas as forças da comunidade para o bem comum, visando uma Mariana mais inclusiva e promissora.

Palavras finais

O prefeito concluiu expressando sua dedicação em cumprir seus compromissos, independentemente das pressões políticas e eleitorais, e pediu as bênçãos de Deus para guiar seu caminho, com a esperança de deixar o pessimismo para trás e trabalhar para um futuro brilhante e próspero para Mariana.

Nomes das secretárias e dos secretários

Marcelo Monteiro Macedo (Governo)

Viviane Feitosa de Toledo Machado (Procuradora)

Alessandra Moreira Costa (Desenvolvimento Econômico)

José Carlos Sampaio (Fazenda)

Anderson Silva de Aguiar (Meio Ambiente)

Arlinda Gonçalves (Administração)

Breno Martins Estevão ( Transportes e Estradas Vicinais)

Cláudia Regina Arantes Guimarães (Educação)

Daniely Cristina Souza Alves (Desenvolvimento Social e Cidadania)

Germano Zanforlin de Araujo (Planejamento e Transparência) 

Leandro Guilherme da Silva Ferreira (Saúde)

Luiz Gustavo Gomides (Esportes) 

Marcela Cota Souza ( Desenvolvimento Rural)

Maria Marta Guido de Lima (Segurança Pública)

Jonathan Chaves Silva ( Controladoria)

Remo Almeida Machado (SAAE)

Ricardo Guerra Furtado (Obras e Gestão Urbana) 

Cristiano Silva Vilas Boas ( Turismo e Cultura)

 


Voltar

Confira também: