Fundo Soberano foi sugerido como esperança para diversificação da economia de Mariana

Foto: TerritórioPress/Roberto Verona

12/09/2023 às 15h21

Na reunião da Câmara Municipal de Mariana, ocorrida em 11 de setembro de 2023, um tópico crucial entrou em pauta: a criação de um Fundo Soberano relacionado à repactuação do acordo com as gigantes mineradoras Vale, Samarco e BHP, em decorrência do trágico rompimento da Barragem de Fundão em 2015.

O vereador Ronaldo Bento (PSB), autor do Requerimento 295/23, liderou a solicitação à Administração Municipal e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a criação deste fundo. Sua proposta é direta: alocar 20% dos recursos provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para essa iniciativa.

Durante a reunião, o vereador Bento enfatizou a importância de manter esse recurso sob controle direto do município, sublinhando a necessidade de diversificar a economia de Mariana, historicamente dependente da mineração. Ele destacou que, após décadas de exploração mineral, é imperativo colher os benefícios de uma gestão que vislumbra um futuro pós-minério.

Na ocasião o então vereador e futuro Secretário de Governo, Marcelo Macedo, informou que Mariana está atualmente envolvida em negociações para repactuar os termos com as mineradoras, incluindo o Ministério Público Federal e o governo de Minas Gerais. Além disso, o prefeito Celso Cota planeja apresentar uma série de projetos visando essa repactuação, considerando tanto as negociações em andamento na Inglaterra quanto em Belo Horizonte.

Essa iniciativa demonstra a determinação de Mariana em transformar sua história ligada à mineração em um futuro mais diversificado e sustentável para a comunidade local.


Voltar

Confira também: