Saúde da mulher e casa de apoio em pauta na Câmara de Mariana


06/09/2023 às 11h12

 

Durante a 26ª Reunião Ordinária da Câmara de Mariana, realizada na tarde da última segunda-feira (4), importantes temas relacionados à saúde da mulher e à Casa de Apoio foram discutidos pelos vereadores. O destaque do encontro foi o Requerimento nº 318/2023, de autoria do vereador Juliano Duarte (CIDADANIA), que busca esclarecimentos sobre a emenda impositiva destinada à compra de um aparelho de mamografia para o município.

A aquisição do aparelho de mamografia representa um avanço significativo para a população local, uma vez que mais de 300 mulheres precisam atualmente deslocar-se para cidades vizinhas, como Itabirito, para realizar esse importante exame. O equipamento está previsto para ser instalado na Casa Rosa, localizada na Rua Dom Viçoso, no Centro de Mariana.

 

Os recursos necessários para essa iniciativa provêm da emenda do Deputado Estadual Noraldino Júnior (PSC), que estão disponíveis no Fundo Municipal de Saúde, totalizando o montante de R$ 794 mil. Além da mamografia, a emenda também contempla a aquisição de um aparelho de ultrassom, outro de endoscopia e a compra de uma ambulância do tipo furgão. O vereador ressalta que os recursos estão disponíveis no município desde 2022 e destaca a importância de sua utilização para atender às necessidades da população marianense.

 

Outro ponto abordado durante a reunião diz respeito à Casa de Apoio localizada em Belo Horizonte, destinada a receber pacientes de Mariana que se encontram em tratamento hospitalar, realizando exames ou consultas na capital. O vereador Ronaldo Bento (PSB) enfatizou que, no dia 1º deste mês, o local teve suas portas fechadas por aproximadamente duas horas devido à falta de pagamento aos funcionários, sem prévio aviso ao município. Isso resultou na espera de pacientes na entrada da Casa. Para esclarecer essa situação preocupante, foi agendada uma reunião no Plenário da Câmara para o dia 12 de setembro, na qual o assunto será minuciosamente discutido.

Além dessas questões, a reunião também marcou a nomeação dos membros da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor. A comissão, instituída no ano passado, será formada pelos vereadores Pedro Ulisses “Pedrinho Salete” (CIDADANIA), Ronaldo Bento e Ricardo Miranda (REPUBLICANO), com os vereadores Zé Sales, Adimar Cota (CIDADANIA) e José Antunes “Zezinho Salete” (MDB) atuando como suplentes.

 

Outro anúncio importante na reunião foi a licença do vereador Marcelo Macedo (MDB), que assumirá a Secretaria de Governo. Com sua ausência temporária, a primeira suplente do partido, Beth Cota, tomará posse como vereadora no legislativo marianense. Marcelo participará da próxima reunião ordinária, agendada para o dia 11 de setembro às 16h, e passará o cargo para Beth às 18h, dando continuidade ao trabalho em prol do município de Mariana.


Voltar

Confira também: