Atendendo ao Requerimento Nº 176/2017, de autoria do presidente Fernando Sampaio (PRB), a Câmara de Mariana recebeu representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) durante a 24ª Reunião Ordinária, no último dia 21. Desde a aposentadoria da então Gerente de Relacionamento da Companhia com o Poder Público, Andréia Godinho, Mariana e Ouro Preto seguem sem um representante lotado na região. Questionados sobre essa demanda, os representantes afirmaram que a Cemig passa por um momento de reestruturação e adequações.
Diante desse cenário, de acordo com o Engenheiro de Comercialização de Energia da Cemig, Rodrigo Coelho, houve a necessidade de redistribuir os agentes e os locais que esses passariam a atender. Com isso, o Gerente de Relacionamentos, Ricardo Luiz Gouveia, lotado em Ponte Nova é, desde maio, o representante da Cemig na região responsável pela mediação com o poder público. Para o vereador Fernando Sampaio, é uma perda muito grande não ter um representante direto na região. “O Ricardo, que atende Mariana atualmente, é responsável por 26 cidades no total. Acredito que o profissional está sobrecarregado e o diálogo com nossa cidade ficará prejudicado”, afirma o presidente da Casa.
Os vereadores questionaram também a distribuição elétrica de alguns pontos críticos, como distritos e outras localidades onde a expansão urbana se deu de forma desordenada. Entre essas regiões foi debatida a situação do distrito de Furquim, que enfrenta há quatro anos cortes de energia durante sua principal festividade, que ocorre na virada do ano. De acordo com o vereador João Bosco (PP), com as quedas de energia durante as festividades, pequenos comerciantes locais tiverem muitos prejuízos. Rodrigo Coelho afirmou que a Cemig vai executar a obra de reforma de circuito e troca de transformador em Furquim até o início de dezembro desse ano.