Mariana recebe o 2° Encontro da Agricultura Familiar


18/10/2018 às 09h48

O 2° Encontro da Agricultura Familiar, realizado pela UFOP através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NUPEDES), ocorreu no Centro de Convenções, nesta quarta-feira (17). Com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, o evento contou com representantes da Associação dos Agricultores Familiares de Piedade, Goiabeiras e região.

Durante o encontro aconteceram discussões sobre a importância e a valorização dos agricultores; sessões de apresentação de trabalho e pesquisa sobre agricultura familiar na Região dos Inconfidentes; mini cursos sobre gestão financeira e mercado institucional para a produção de agricultores e roda de conversa sobre a juventude do campo na universidade pública. Ainda, como parte da programação, aconteceu uma feira recheada de produtos orgânicos, realizada pelo projeto Circula Agricultura, da UFOP.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, ciente da importância da agricultura familiar, participou do evento. “É com muita satisfação que faço parte desse encontro, que tem o intuito de valorizar os agricultores. Aqui em Mariana, por exemplo, cerca de 30% a 40% das Escolas Municipais compram seus produtos dos agricultores locais”, disse.   

O representante da Associação dos Agricultores Familiares de Piedade e Região, Ricardo Cezar, afirmou que há 10 anos acompanha uma mudança muito significativa na vida dos agricultores. “Trazer a comunidade rural para a Universidade é muito importante. Agradeço aos envolvidos que fazem parte dos programas que impulsionam e abrem portas para os agricultores. Hoje, o grupo produz agro ecologicamente e são mais de 30 produtos que geram renda e melhoria em nossas vidas”, afirmou. 

Também esteve presente o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Pedro Moreira,  que comentou a importância dos pequenos agricultores. “Trazemos agroecologia para mostrar que é possível que a agricultura familiar dê conta de garantir segurança alimentar e gerar renda. Nós, como poder público, achamos que é possível. Além de favorecer a receita do município e o PIB”, disse.  

FOTO: FELIPE CUNHA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: