A Reforma da Previdência e seus impactos na aposentadoria dos servidores públicos municipais foi tema do primeiro evento de Educação Previdenciária realizado pelo Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Mariana, o (Funprev), que reuniu centenas de servidores públicos na quinta-feira (10), no Centro de Convenções.
As pontuações, regidas pelos palestrantes Pedro Moreira e Thiago Fernandes, mostraram de forma comparativa as regras que regem o Regime Geral (RGPS) e o Regime Próprio (RPPS), destacando seus principais pontos. “Uma das nuances é a possibilidade de recebimento de maior vencimento pelo segurado no Regime Geral, uma vez que não há fator previdenciário, que reduz percentualmente o valor do benefício”, explicaram.
Outro ponto de destaque do evento foi a apresentação do projeto de reestruturação do Funprev, dando continuidade ao debate iniciado através de Audiência pública promovida pela Câmara Municipal no mês de maio. Modificações quanto à composição da diretoria e demais cargos administrativos foram apontadas com o objetivo de levar maior independência e eficiência nas atividades, já que o projeto prevê a transformação do fundo, em autarquia. Outras reuniões serão marcadas para dar continuidade a formatação do projeto, que não é definitiva, e será encaminhado para deliberação junto à Câmara Municipal.
Foto: Raissa Alvarenga