Foram concluídas, até dezembro, as obras de 118 casas, mais da metade das residências previstas no novo distrito de Bento Rodrigues. Entre elas, 107 casas e 11 edificações mistas (residência e comércio no mesmo imóvel). Outras 30 residências, sendo 28 casas e dois imóveis de uso misto, estão em construção. Assim, o novo distrito está cada vez mais perto de receber os futuros moradores. Além disso, está em andamento a construção de mais três bens de uso coletivo: a Igreja de São Bento, a Igreja das Mercês e a Associação de Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO).
O número de residências finalizadas também passou da marca dos 50% no novo distrito de Paracatu de Baixo, com a conclusão de 40 imóveis, sendo 39 casas e uma edificação mista. A infraestrutura está pronta. Também foram iniciadas as obras de outras 15 casas, sendo 14 residências e uma mista, além de um comércio, escola infantil, escola fundamental, posto de saúde avançado, cemitério, Igreja de Santo Antônio, Casa São Vicente, salão comunitário, posto de serviços, Praça Santo Antônio e estações de tratamento de água e de esgoto.
A Fundação Renova está preparando o novo Bento Rodrigues para a entrega das chaves aos seus futuros moradores e para a mudança das primeiras famílias.
O novo Bento Rodrigues recebeu marcos simbólicos da Estrada Real, registrando a presença da comunidade no maior circuito turístico do Brasil. Ao longo de suas 1.630 milhas, a rota demarca tradições e valoriza a história.
Foram instalados dois marcos no novo distrito. O primeiro está na praça São Bento, na entrada do distrito, e o segundo está instalado na rotatória próximo à Igreja das Mercês. Participando dessa rede, toda a comunidade será beneficiada com ações e projetos de incentivo ao turismo realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo Instituto Estrada Real. Esse estímulo se soma às ações de desenvolvimento econômico realizadas pela Fundação Renova. Para Daniel Junqueira, Diretor do Instituto Estrada Real, os marcos simbólicos são mais um ponto de atração de turistas até o novo distrito.
O monitoramento da qualidade da água realizado pela Fundação Renova ganhou um novo portal. Agora, as informações estão mais acessíveis e os dados apresentados em uma interface didática e interativa. O público pode contar com novas funcionalidades, como a visualização em formato de gráficos, e também com novas formas de navegação.
A bacia do rio Doce é uma das mais monitoradas do Brasil. Na página web sobre o monitoramento, é possível encontrar os resultados obtidos pelas análises, informações sobre como é feito o acompanhamento e onde se localizam os pontos de amostragem e as estações automáticas. Também são disponibilizados os boletins de resultados, divulgados mensalmente, e outros relatórios mais detalhados.
O programa é conduzido pela Fundação Renova sob orientação e supervisão de seis instituições públicas: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema).
Clique aqui para saber mais sobre o novo portal
Fundada em 1836, a Sociedade Musical São Caetano, no distrito de Monsenhor Horta, em Mariana (MG), está de casa nova. A sede da instituição passou por um processo completo de restauração e foi entregue à população, pela Fundação Renova, no dia 20 de dezembro. A renovação do imóvel, tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal, contempla a preservação da fachada e das características históricas, conservação das paredes e da alvenaria em adobe e pau a pique, restauração dos tijolos cerâmicos e pisos, além da substituição das telhas degradadas. Outras melhorias incluíram a acessibilidade e a adaptação do banheiro para pessoas com mobilidade reduzida. Agora, o espaço vai abrigar o Museu Escola Sociedade Musical de São Caetano, também conhecido como Casa da Banda, com exposição do acervo de uma das bandas mais antigas do país. Com a entrega, a Prefeitura de Mariana passa a ser responsável pela gestão da casa.
Saiba mais sobre a restauração da Casa da Banda.