Ronaldo Alves Bento toma posse e assume como chefe do Executivo marianense


05/07/2022 às 20h17

A Prefeitura de Mariana informa que, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, o vereador presidente interino da Câmara de Mariana, Ronaldo Alves Bento, assume o cargo de Chefe do Poder Executivo da cidade de Mariana.  Desde as eleições de 2020, onde o processo eleitoral do município foi considerado inválido pela justiça, a gestão municipal é realizada pelo presidente da Câmara eleito.

A posse foi realizada na sexta-feira, 1º, às 13h, na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores, e transmitida pelos canais oficiais da Câmara à toda população marianense. Em seu primeiro pronunciamento, Ronaldo Bento cumprimentou o ex-prefeito e atual presidente da Câmara, Juliano Duarte, e destacou o compromisso com que irá gerir a cidade. “Seguirei com todos os meus valores, ética e moral, nesta nova jornada. Diante da forma como tudo aconteceu e como essa missão me foi concedida por Deus, seguirei com compromisso e seriedade em todas as ações já iniciadas e, também, nos novos projetos em favor do desenvolvimento da população”, afirmou Ronaldo, pontuando que o apoio dos 15 vereadores será fundamental para o sucesso da gestão. Ainda de acordo com o prefeito, todas as obras já iniciadas terão a devida continuidade.

Durante o ato, todos os edis, em suas posições de fala, manifestaram apoio a atual gestão.

Transição

A transição foi realizada na manhã do dia 1º, com a presença do secretariado municipal que, em breves relatos, atualizaram o prefeito sobre o andamento dos setores e declaram o apoio na continuação das tarefas.

Sobre

Ronaldo Bento é graduado em direito pela Faculdade de Direito de Coselheiro Lafaiete -  FDCL, concluído em 2008, advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho e militante nas áreas Criminal e Cível. Iniciou sua trajetória política em 2012, obtendo 690 votos e ficando como 1º suplente pelo PSL. Nas eleições 2016, foi eleito vereador pelo PSB com 1.304 votos, e nas eleições 2020, foi eleito vereador pelo PSB com 1.360 votos, sendo o segundo vereador mais bem votado. Dessa forma, assumiu seu segundo mandato, garantindo a presidência da Câmara Municipal de 2020 a 2022.

Ronaldo Bento também foi Presidente do Sindicato Metabase Mariana de 2013 a 2017, diretor do sindicato e Presidente da Câmara de vereadores de Mariana de 1° de janeiro de 2021 a 1° de julho de 2022 e presidiu a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Mariana no biênio 2021-2022. Em 2020, recebeu a medalha de Minas e, em 2022 recebeu a medalha Pedro - O Libertado, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Além da política, o prefeito interino, que é casado e pai de dois filhos, atua na mineração ao longo de duas décadas e é funcionário da VALE há 21 anos.

Fotos: Mafê Viana
 

Voltar

Confira também: