Vitiligo é uma doença autoimune, não contagiosa, ou seja, é uma doença na qual as suas células de defesa atacam seu próprio corpo, no caso, os melanócitos, que são as células da pele responsáveis por produzir o pigmento chamado de melanina, que dá cor a nossa pele.
O local afetado pela doença fica com menos melanócitos e consequentemente menos melanina e sem melanina, essa pele fica sem cor, fica branca.
Quando você deve suspeitar de Vitiligo?
Na maioria das vezes é clínico, ou seja, o médico dermatologista vai analisar essas características que eu te falei nas manchas brancas que surgiram. Em casos duvidosos, pode ser necessária uma biópsia da pele para complementar esse diagnóstico.
Deve ser individualizado caso a caso, mas de uma maneira geral é importante que você saiba que o Vitiligo não tem cura! O principal objetivo é o controle da doença diminuindo essa autoimunidade, ou seja, fazendo com que seu corpo pare de atacar seus próprios melanócitos. Isso é feito principalmente por medicamentos que suprimem localmente essa imunidade alterada. Um outro tratamento muito efetivo para o vitiligo é a fototerapia no qual a sua pele é exposta de maneira controlada à radiação ultravioleta.
Fonte: Brasil 61