Samarco implanta estações de tratamento de efluentes e melhorias no sistema de abastecimento de água no distrito de Camargos, em Mariana


08/04/2024 às 17h58

 

A Samarco entregou Estações de Tratamento Natural de Efluentes (ETNs) em 18 residências em Camargos, em Mariana (MG), na última sexta-feira (5/4). De forma inovadora, a iniciativa leva saneamento básico a 30% das moradias do distrito e foi promovida em parceria com a Prefeitura de Mariana e da startup Lia Marinha, que ficará responsável pela coleta e monitoramento mensal da qualidade da água. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro que contou com as presenças da  subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mariana, Cibele de Aguiar Neiva, do representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Valdeci Fernandes, e o presidente da Associação de Moradores, Eduardo Adriano Silva. 

 

Em atendimento às demandas da comunidade, também foram inauguradas as obras da adutora de água de Camargos. As intervenções foram executadas pela Prefeitura de Mariana com investimentos disponibilizados pela Samarco ao SAAE, beneficiando 54 casas e levando melhorias no sistema de abastecimento de água.  Desde que o sistema foi implantado, não houve mais falta de água na comunidade.  

 

“A inovação deve orientar a busca do que é novo para a Samarco, criando valor sustentável para a empresa e partes interessadas. Nessa Prova de conceito tivemos a oportunidade de buscar uma solução inovadora, descentralizada e personalizada para tratar um desafio importante para a população do distrito de Camargos que é o acesso ao saneamento básico, impactando na qualidade de vida das pessoas, conforme nosso propósito de compartilhar valor com os territórios onde atuamos”, destacou a líder de Inovação Alessandra Prata, que representou a Samarco, juntamente com o gerente Socioinstitucional, Roberto Guimarães, e  o especialista em Desenvolvimento Socioinstitucional e líder da iniciativa pela empresa, Guilherme Louzada.

 

 "A preocupação com a poluição das águas e suas consequências para a saúde pública tem impulsionado a busca por alternativas de tratamento de efluentes que sejam eficientes e ecologicamente responsáveis. Acreditamos que o sistema de tratamento de esgoto por biorremediação emerge como esta abordagem ambientalmente correta e sustentável. Nesse sentido o engajamento da comunidade para promover o tratamento dos efluentes é crucial nesse processo, pois é ela que será beneficiada diretamente pela melhoria da qualidade da água e pela preservação do meio ambiente", ressaltou a subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mariana, Cibele de Aguiar Neiva,  que representou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Anderson Silva de Aguilar.

 

O projeto, desenvolvido pela Samarco, a partir do programa M-Impact do Mining Hub. foi apresentado aos moradores e moradoras antes da implantação. Os domicílios foram selecionados, conforme o interesse de implantar o sistema e viabilidade técnica. A iniciativa visa a promover acesso ao saneamento e à segurança hídrica, e consiste em uma solução descentralizada, tendo a gestão colaborativa como diferencial e permitindo o serviço personalizado para cada casa, como alternativa ao modelo de estações de tratamento maiores e centralizados.

 

Os dados apurados sobre a água e o esgoto sanitário serão disponibilizados em uma plataforma digital colaborativa “OlhaÁgua”, no endereço https://olhaagua.com.br/, que permite o registro de ocorrências, tornando as ações mais precisas e orientadas, além de promover a comunicação dos (as) moradores (as), conferindo mais transparência ao processo. 


Voltar

Confira também: