13 milhões de brasileiros deixam de passar fome em 2023, segundo pesquisa

Maria Nilza, feirante em Belém (PA), já utilizou o programa Bolsa Família. Crédito: Lyon Santos/MDS

Número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar no país caiu para 20 milhões ano passado, de acordo com Instituto Fome Zero. Combate à fome e à pobreza é uma das prioridades do G20 Brasil.

14/03/2024 às 19h44

 

Pesquisa do Instituto Fome Zero, divulgada na segunda-feira (11), mostra que 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome no Brasil em 2023. Em 2022, 33 milhões de pessoas sofriam de insegurança alimentar no país, o número caiu para 20 milhões no ano passado. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foi realizada a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE.

 

De acordo com o estudo, a redução no número de pessoas em situação de insegurança alimentar está relacionada ao crescimento da renda da população com a queda no desemprego, ganhos com os programas de transferência de renda, reajuste do salário mínimo acima da inflação e indicadores econômicos favoráveis.

 

Força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

 

O combate à fome é uma das prioridades da presidência brasileira do G20 que propôs a criação da Força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O objetivo é estabelecer uma Aliança Global, com a participação de países membros e não membros do G20, para levantar recursos financeiros e expertise tecnológica a serem utilizados na implementação de políticas públicas e tecnologias sociais para reduzir a fome e a pobreza no mundo. 

 

De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e coordenador da Força-Tarefa, Wellington Dias, o Brasil tem servido de exemplo a outros países com iniciativas de sucesso, como o Bolsa Família, programa de transferência de renda, com resultados comprovados e reconhecidos, que pode ser implementado ou servir de inspiração para outros países. 

 

A Força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é coordenada pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome,  das Relações Exteriores e da Fazenda. A próxima reunião do grupo será entre os dias 20 e 22 de março em Brasília.

 


Voltar

Confira também: