HBO revela bastidores literários em nova série documental sobre o marianense Fernando Morais

Foto: RobertoVerona/TerritórioPress

A Caixa Preta de Fernando Morais: Uma jornada por 60 anos de histórias e sucessos do renomado marianense

06/12/2023 às 14h11

 

A HBO anunciou o início das filmagens de "A Caixa Preta de Fernando Morais", uma série documental inovadora que promete uma imersão nos processos criativos e nas fontes de inspiração do renomado autor brasileiro. Com mais de seis décadas de uma carreira ilustre, esta produção de quatro episódios de 45 minutos cada se propõe a ser um olhar íntimo sobre o escritor responsável por obras que marcaram a literatura brasileira.

 

Fernando Morais, natural de Mariana, é conhecido por sua habilidade em capturar temas e personagens envolventes, criando narrativas cheias de drama e reviravoltas. Alguns de seus livros, como "Olga" (2004), "Corações Sujos" (2012), "Chatô: O Rei do Brasil" (2015) e "Os Últimos Soldados da Guerra Fria" (adaptado no filme "Wasp Network" em 2020), também ganharam vida nas telas do cinema, evidenciando sua relevância cultural.

 

Nesta nova série, o público terá a oportunidade de acompanhar Morais revisitando documentos e registros que foram fundamentais em sua trajetória, proporcionando um mergulho profundo em suas inspirações e processos de trabalho. Além de explorar a obra e a vida do autor, a série promete revelar como suas experiências pessoais se entrelaçam com os eventos e personagens históricos que povoam seus livros.

 

A produção visa ser um complemento significativo ao legado de Morais, destacando detalhes de suas investigações e métodos de pesquisa, incluindo as inúmeras entrevistas, viagens e colaborações que moldaram seus trabalhos. O diretor Paulo Cesar Toledo descreve o documentário como uma "meta-biografia", onde o biógrafo narra não só sobre seus biografados, mas também sobre sua própria jornada, mesclando relatos pessoais e uma abordagem jornalística.

 

"A Caixa Preta de Fernando Morais" é uma coprodução entre a Warner Bros. Discovery e a Moonshot Pictures. Sob a direção de Paulo Cesar Toledo, com produção de Roberto d’Avila e produção executiva de Ana Kormanski e Suraia Lenktaitis, a série ainda aguarda confirmação de data de estreia.


Voltar

Confira também: